A brincadeira como veículo de desenvolvimento social, emocional, motor e intelectual na infância. Esse é o conceito abordado pelo Programa de Extensão Ludoteca: um espaço de práticas interdisciplinares em Educação, que realizou nessa quinta, 19, uma roda de conversa sobre o brincar e exibição de filme com a mesma temática. O intuito foi envolver discentes nas discussões sobre os benefícios do ato de brincar para a vida afetiva e a construção da identidade pessoal das crianças.
A docente Ennia Débora Pires, vinculada ao Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) no campus de Itapetinga, conta que a ideia de criar um espaço pensando no brincar começou em 2002, mas, efetivamente, as atividades foram iniciadas em 2003. “Começamos como projeto de extensão e, hoje, nos tornamos um programa de extensão. Realizamos atividades em zonas rurais, trazemos crianças para o nosso espaço, envolvemos os docentes da educação municipal. A Ludoteca não se resume a um lugar para brincar, fazemos ações de ensino, pesquisa e extensão”, afirma Pires.
Durante o evento, o professor e pró-reitor de Graduação, Reginaldo Pereira, lançou o projeto de extensão, realizado em parceria com a Ludoteca, “Infância, Educação e Ludicidade: leituras cinematográficas”. O projeto nasce de uma inquietação em ampliar o debate do processo formativo dos docentes. o pró-reitor, junto à professora Edmacy Quirina e ao professor do município Nilton Cerqueira, desenvolverá sessões cinematográficas para tratar da/para infância. “Os produtos culturais – entre eles, o cinema – são formadores de subjetividades. O lúdico nos transporta para um outro espaço, nos tira do mundo real”, afirma Pereira.
A primeira exibição, realizada na noite dessa quinta, foi o documentário “Território do Brincar – Diálogos com Escolas”. Após a exibição, a mesa abriu espaço para debate. Estão previstos para esse ano outros filmes voltados para o público adulto e infantil. A execução do projeto acontece em parceria com o Cineclube Difusão, de Itapetinga, criado pelo egresso de Pedagogia, Nilton Cerqueira.
Para mais informações sobre a Ludoteca e o Projeto “Infância, Educação e Ludicidade: leituras cinematográficas”, entre em contato com o Colegiado de Pedagogia pelo telefone (77) 3261-8610.