Uma tarde de alegria, descontração e, sobretudo, de homenagem às mamães. Participantes do projeto Vida Ativa realizaram na tarde dessa quinta-feira, 17, o Baile das Rosas, evento em comemoração ao Dia das Mães. Regada a muita música e poesia, a atividade, que aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Vitória da Conquista, contou com apresentações de dança, declamações de poemas, show musical e sorteios de brindes.
O Baile, que é promovido anualmente pelo Vida Ativa, tem o intuito de reforçar um dos objetivos principais do projeto: motivar pessoas da terceira idade a buscarem uma melhor qualidade de vida e, com isso, fazer com que elas se sintam inseridas na sociedade. “Os próprios participantes do projeto são os protagonistas do evento. Eles que organizam a decoração e fazem as apresentações culturais. Então, a gente procura incentivá-los, enquanto talentos individuais, para que também possamos resgatar as experiências que eles trazem consigo e evitar que elas se percam”, afirmou a coordenadora do Vida Ativa, Virgínia Coronago.
Ainda de acordo com Coronago, o intuito do Baile é homenagear não apenas aquelas que são mães biológicas. “Tem muitas mães aqui que são mães afetivas, inclusive do projeto. E a gente homenageia todas as mães que, de alguma forma, abraçaram alguma causa ou alguém. É, principalmente, um momento de reconhecer aquelas mães que ajudam o nosso projeto a prosseguir”, concluiu.
Para Dalva Tavares, frequentadora do Vida Ativa há um ano, mãe é sinônimo de amor. Ela foi uma das componentes da valsa que abriu o Baile. Pouco antes de se apresentar, contou que estava nervosa, porém contente por se sentir tão acolhida pelos demais participantes do Vida Ativa. Segundo ela, o projeto foi responsável por lhe proporcionar novas amizades. “Creio que vou dançar bem, quero fazer bonito”, disse, animada. Os aplausos após a apresentação confirmaram a sua expectativa.
Participante do projeto há dois anos, Cleonice Oliveira Brito disse que a homenagem é uma forma de demonstrar gratidão, reconhecimento e amor às mamães do projeto. “As mães já têm um valor muito especial para todas as pessoas e, quando a gente é homenageada, nos sentimos mais felizes ainda”.