O site da Uesb conta agora com o sistema de acessibilidade Rybená Web, software que possibilita o acesso aos textos às pessoas com deficiências auditivas e visuais parciais. A utilização do recurso de tecnologia assistiva busca eliminar as barreiras da comunicação, assegurando que as informações publicadas possam chegar a todos.
Um dos diretores da Unidade Organizacional de Informática da Uesb (Uinfor), Fábio Moura, explica como funciona a tecnologia, que é totalmente nacional. “O Rybená Web é um novo software que possibilita aos deficientes auditivos, visuais parciais, idosos, iletrados, disléxicos e outros o acesso aos textos que são veiculados no site, por meio de Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou voz. Ele é capaz de traduzir textos de português para a Libras e para o idioma falado no Brasil”, esclareceu.
O Rybená pode ser acessado com um clique na aba azul, que está fixa na lateral esquerda do site da Uesb, onde estão as opções de tradução em Libras e de audiodescrição. Para a assessora de Acesso e Permanência Estudantil e Ações Afirmativas (AAPA), professora Selma Matos, o recurso representa a garantia do direito à informação, ao conhecimento e à igualdade, em última instância. “A Universidade busca construir uma política de democratização do acesso, garantindo que grupos historicamente excluídos do ensino superior tenham ingressado por meio do seu sistema de cotas adicionais, e é por meio dessas cotas que geralmente pessoas com deficiência têm adentrado na Universidade. Quando a Uesb adota essa política, significa que ela quer acolher, garantir o direito do acesso ao ensino superior, mas não basta, é preciso garantir condições de permanência, o que significa tornar as informações que circulam na Universidade acessíveis a todos”, destacou.
De acordo com a assessora, isso significa a democratização da informação. “Uma das grandes barreiras do processo de inclusão, encontrada tanto na educação básica quanto no ensino superior, é o obstáculo comunicacional e de sinalização. Garantir um recurso de tecnologia assistiva associado ao ambiente virtual da Universidade é de fundamental importância”, conclui.