A peça de teatro “Marginália”, baseada na obra do dramaturgo Plínio Marcos, abriu, nos dias 16 e 17, no Centro de Cultura Antonio Carlos Magalhães, a programação da 16ª Mostra Cênica e Didática do Programa de Extensão Engenho de Composição, que acontece em Jequié até o dia 23 de maio.
Dirigida pelo coordenador do Engenho de Composição, professor Francisco André, o espetáculo foi apresentado pelos 14 discentes do 4º semestre da Licenciatura em Teatro da Uesb. Além disso, no foyer do Centro de Cultura, o público pôde apreciar, na categoria artística, a criação coletiva dos discentes, denominada Varal de memórias: O casamento.
De acordo a sinopse da peça, na cartografia do gueto de “Marginalia”, oito personagens revelam sonhos, desejos, prazeres, fraquezas e relações de poder em três estórias paralelas. O espetáculo mostrou ao público, formado por estudantes, professores e convidados, a condição sociopolítica dos indivíduos que, insistentemente, são lançados à margem da sociedade.
Anderson Coelho, do 7º semestre da Licenciatura em Teatro, pontuou que a 16ª Mostra é uma forma de apresentar todo o processo ensino/aprendizagem de teoria e a prática vistas em sala de aulas durante todo o semestre letivo. “Esse é o resultado do que aprendemos durante o semestre sobre direção, maquiagem, iluminação, cenografia, sonorização, textos, figurino, tudo que é necessário para um ator ou atriz profissional. É uma realização importante”, afirmou Coelho.
“É o momento pra a reverberamos tudo que estamos aprendendo durante o curso, é onde aprendemos a parte técnica. E nossa formação vai além disso, podemos ser também professores, por isso passamos por esses momentos de apresentar e fazer a auto-avaliação, vendo no palco aquilo que passaremos para os nossos futuros alunos”, comparou a discente Ana Flavia, do 9º semestre de Teatro.
O programa “Engenho de Composição” realiza ações continuadas com intenção de potencializar, difundir e compartilhar com a comunidade acadêmica e sociedade civil as produções acadêmicas das licenciaturas em Dança e Teatro da Universidade. A programação da 16ª Mostra será da seguinte forma: Dias 18 e 19, Aimó, às 20 horas, no Bosque Borda da Mata; dia 20, às 19 horas, Interfaces Poéticas; dias 21 e 22, às 19 e 21 horas, Desejos e Quereres, no Centro de Cultura ACM; dia 23, Diálogos da Cena, um debate sobre os espetáculos apresentados na 16ª Mostra Cênica e Didática entre professores, alunos e convidados. Todos os espetáculos terão entrada gratuita.