Organizada pelo projeto “Palavras de Mulher”, do Programa Estação da Leitura, com o objetivo de divulgar a produção literária e cultural do Sudoeste da Bahia, foi realizada, no dia 27 de agosto, no Anfiteatro 1 do Pavilhão de Aulas Professor Manoel Soares Sarmento Filho, no campus de Jequié, a mesa-redonda “Literatura e Cultura Regional”.
O evento foi gratuito e teve como público-alvo discentes e docentes dos cursos de Licenciatura em Letras e Pedagogia e a população em geral. Na oportunidade, o público presente teve a satisfação em ter participado da programação. “A literatura faz parte intrínseca do ser humano e a Uesb trazer uma mesa redonda para tratar de literatura regional nos é muito significativo, muito importante porque acaba que nós temos acesso aos escritores da nossa realidade”, afirmou Adriano Pereira de Jesus, acadêmico do primeiro semestre do curso de Letras.
Focando no aprendizado sobre hábitos e costumes dos seus futuros alunos, a acadêmica Larissa Almeida Santos, do quarto semestre do curso de Pedagogia, falou sobre a importância do evento para alcançar tal conhecimento. “Nós pedagogos precisamos entender de onde vêm nossos alunos, quais são seus hábitos, seus costumes e saber lidar com isso é muito importante para formação da gente como futuros pedagogos, para poder saber como lidar com essas variedades que traz a nossa cultura”, disse Santos.
Os organizadores da mesa-redonda ficaram satisfeitos com os resultados obtidos. “Nós estamos reservando esse espaço para que as pessoas se apresentem como escritores da região. A importância está justamente na valorização da cultura regional, do trabalho da autoimagem de Jequié, dentro do contexto da literatura brasileira. É importante que as pessoas saibam quais são os escritores da região e aprendam a valorizá-los”, concluiu a professora Zilda Freitas, coordenadora e condutora do evento.