Primeira e segunda turma do Programa de Pós-Graduação em Educação Física
O ano era de 2022 quando o Programa de Profissional Mestrado em Educação Física em Rede Nacional (Proef/UESB) deu os primeiros passos para melhorar a qualificação dos profissionais da área. Formado por um corpo docente de sete professores representando todas as quatro universidades estaduais da Bahia, o Proef tem, atualmente, três turmas e conta com 36 alunos ativos .
Recentemente, foram realizadas as duas primeiras defesas de dissertações de mestrado da primeira turma. Moisés Elvismar Padilha, sob orientação da professora Cristiane Freitas Luna, defendeu a dissertação intitulada “Brinquedos, brincadeiras e jogos de rua de Santo Amaro/BA nas aulas de Educação Física do Ensino Médio: transgredindo o currículo tradicional”, que teve como produto educacional um inventário de brinquedos, brincadeiras e jogos de rua do município. Já Manuela Lopes de Andrade, sob a orientação do professor João Danilo Batista de Oliveira, defendeu a dissertação intitulada “Educação Física Escolar: organização dos conteúdos para os anos finais do Ensino Fundamental em Feira de Santana” e apresentou o produto educacional “Práticas corporais de aventura: sequências didáticas para os anos finais do Ensino Fundamental”.
Primeira defesa do curso de Mestrado em Educação Física
O coordenador do Mestrado, professor César Pimentel Figueirêdo Primo, destacou a relevância e singularidade do momento: “é um marco na Educação Física baiana, tendo em vista que estas são as primeiras produções de um mestrado profissional da área no estado da Bahia”, afirma. Segundo a vice-coordenadora do Mestrado, professora Cristiane Freitas Luna, os estudos resultantes das pesquisas do Proef serão disponibilizados a sociedade. “As dissertações defendidas tão logo sejam entregues em suas versões finais ficarão disponíveis para acesso ao público no repositório de teses e dissertações do Proef”, informou Luna.
Sobre o Proef – O curso é voltado para professores da Educação Básica na área da Educação Física e é coordenado nacionalmente pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Possui uma oferta 380 vagas, sendo 14 delas destinadas à Uesb. O programa é oferecido no modelo híbrido, com atividades síncronas, assíncronas e presenciais. Os selecionados têm atividades on-line, com oferta simultânea em rede nacional, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e presencialmente, de forma concentrada nas instituições de ensino associadas.