Entre os instrumentos de inclusão social, a língua é um dos mais poderosos, especialmente, quando inserida no processo educacional. Nesse sentido, o Programa de Pós-Graduação em Linguística promoveu, na última sexta, 23, o primeiro minicurso que traz discussões em torno de estudos voltados para a Língua Brasileira de Sinais, a Libras.
Neste primeiro encontro, a Uesb recebeu a professora Heloísa Salles, da Universidade de Brasília (UNB), que promoveu a discussão sobre as bases teóricas da gramática gerativa e sua orientação para os estudos voltados para a Libras. “A Linguística hoje é uma ciência que já está estabelecida e que faz o estudo científico de questões que se manifestam em diferentes pontos de vista. Para efeito da aplicação, nós vislumbramos que a educação é um campo em que a Linguística pode contribuir de maneira muito relevante”, apontou Salles.
Por isso, a professora destacou a relevância desse estudo para o processo educacional do país. “Temos a expectativa de contribuir para o desenvolvimento de uma consciência em relação aos problemas da educação nacional e, também, em relação aos problemas mais específicos do ensino de línguas”, argumentou.
Organizadora do projeto e líder do Grupo de Pesquisa das Estruturas Gramaticais e de Aquisição da Linguagem (GPEGAL) da Uesb, a professora Adriana Lessa-de-Oliveira reforçou a importância da compreensão e aquisição da língua como mecanismo de inclusão social. “As questões que envolvem tanto a compreensão da Libras enquanto língua natural, da sua estrutura gramatical, e também a compreensão a respeito do processo de aquisição dessa língua e do Português por pessoas surdas, têm uma importância social, têm uma importância que é justamente de conseguir incluir essas pessoas nas diversas atividades sociais, considerando que é fundamental a comunicação”, analisou.
Nesta segunda, 26, o segundo minicurso será realizado com a professora Elidéa Bernardino, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A discussão abordará os “Classificadores e ação construída nos discursos em Libras” e acontecerá no auditório do módulo do curso de Pedagogia, a partir das 15 horas.