O minicurso sobre Qualidade do Leite, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos (PPG-ECAL), abriu as atividades da Uesb na 48ª Exposição Agropecuária de Itapetinga, no Parque Juvino Oliveira. O curso, realizado na tarde dessa terça-feira, 15, teve como objetivo explicar para a comunidade sobre os processamentos do leite e queijo.
A palestrante e mestranda do Programa, Josane Cardim, afirmou que se trata de uma atividade de extensão, com o propósito de mostrar a produção de queijo e as tecnologias de sabores: “falamos sobre os diferentes processamentos na obtenção de queijos, destacando como se obtém diferentes tipos”. Segundo Rafael Fontan, professor e organizador das atividades, estar presente na Exposição é mais um incentivo para aproximar a universidade da comunidade externa. “Nossa ideia foi realizar cursos práticos; fazer queijo, por exemplo, é simples e muitas pessoas fazem em suas casas. No entanto, mostramos aqui que o processo envolve ciência”, diz Fontan.
O professor ainda ressalta que conhecimentos simples de química mudam a qualidade do alimento. “Também mostramos que as formas de armazenamento e as etapas de processamento fazem diferença no produto”, afirma. A aluna do Instituto Federal Baiano de Itapetinga, Mirelly Castro, participante do minicurso, destacou que “não sabia que o processamento de queijo envolvia a adição de cloreto de cálcio”. Já Francielle Santos, também aluna do IF Baiano, afirmou que “pretende colocar em prática os conhecimentos aprendidos”.
Na programação, ainda estão previstas palestras sobre alimentação segura, tecnologia de produtos naturais, avanços na produção e qualidade do leite e minicurso sobre manipulação de alimentos e tecnologia de panificação. Mais informações, entre em contato com o PPG-ECAL pelo telefone (77) 3261-8629.