Estão sendo realizadas, toda sexta-feira, às 8 horas, na sala de projeção Projeção Jorge Melquisedeque, campus de Vitória da Conquista, atividades da Mostra Cinema Brasileiro, com exibições de obras que contam a trajetória do cinema nacional. A Mostra é promovida desde 2014 e integra a disciplina do segundo semestre do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade, “História do Cinema e do Audiovisual no Brasil e na Bahia”. Foram escolhidas produções de ficção consideradas importantes para a compreensão dessa história e também documentários que tratam do assunto. A programação não é voltada apenas aos discentes da disciplina, é aberta aos demais interessados na temática.
Segundo Euclides Santos Mendes, um dos coordenadores da Mostra e comentarista das sessões, a proposta é que os participantes possam ver a íntegra de alguns filmes-chave para entender a formação do cinema brasileiro. “A ideia é perpassar obras importantes da história, da trajetória do cinema brasileiro, desde o período silencioso, cinema mudo, até o cinema contemporâneo”, explica Mendes. Ele também destacou a influência da cinefilia. “Parto do princípio de que pra entender a linguagem do cinema, pra ter mais ou menos uma ideia da formação dessa linguagem, é preciso ver filmes. Cinefilia eu acho importante, não é imprescindível, mas eu me formei na cinefilia, no Janela Indiscreta, vendo filmes. O ver nos ensina a fazer também, se vermos com atenção e cuidado”, defendeu.
A estudante do segundo semestre de Cinema e Audiovisual da Uesb, Dâmares Cainã, falou sobre a programação. “Tem alguns filmes que eu nunca tinha ouvido falar, que são muito importantes pra história do cinema, tanto mundial quanto do Brasil. É muito interessante ver o começo de tudo porque é muito bom a gente saber onde começou e como está agora. Às vezes, a gente não valoriza os primeiros filmes, o início das coisas, mas é muito importante para o decorrer do que vai acontecer”, relatou a discente.
Cainã também faz uma relação entre passado e presente: “Têm muitos filmes diferentes do que estamos acostumados a assistir. Filmes mais subjetivos, mais complexos. Estamos assistindo bastante filmes mudos porque é do começo e é muito diferente do que costumamos a assistir hoje, porque estamos condicionado a assistir sempre as mesmas coisas. Quando assistimos os filmes mais antigos, vemos uma outra época. Até a forma das pessoas se expressarem através da arte é diferente, é muito interessante”, argumentou.
A Mostra Cinema Brasileiro, que acontecerá até o mês de outubro, é uma parceria entre o curso de Cinema e Audiovisual, o Programa de Cinema e Audiovisual da Uesb (Procine) e o programa de extensão Janela Indiscreta. Para obter mais detalhes, clique aqui ou entre em contato com o Colegiado do curso pelo telefone (77) 3424-8759.