Discentes dos cursos de Zootecnia e Pedagogia participaram, ao longo dessa semana, de atividades de integração promovidas pelo Programa de Assistência Estudantil (Prae) em parceria com Assessoria Acadêmica e Administrativa e com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). A primeira delas, realizada no dia 19 de novembro, foi a Palestra Motivacional “Sou Universitário: Sem Pirar o cabeção!”, conduzida pelo professor William Soares, vinculado ao Departamento de Tecnologia Rural e Animal (DTRA).
Em sua apresentação, o docente argumentou sobre a capacidade humana de construir grandes coisas e provocou “quais histórias vocês querem contar?”. Para ele, “o mercado de trabalho é dinâmico e quem não muda, dança”. Por isso, é necessário empreender mudanças, não se restringir aos desejos. Soares apontou quatro atos para uma jornada construtiva: “A autorresponsabilização (nós somos únicos a contar nossas histórias); a capacidade de aprender; as relações interpessoais e o gestar as emoções”.
Para Dimas Oliveira, assessor acadêmico e administrativo do campus de Itapetinga, a integração é importante para receber os alunos recém-chegados e oportunizá-los a ter o primeiro contato com as estruturas acadêmica e administrativa da Universidade. “Nessa acolhida, mostramos aos estudantes o espaço que eles vão conviver nos próximos anos, além de conhecer o corpo docente e os próprios colegas”, disse. Oliveira salientou que a Semana de Integração torna o ambiente universitário mais afável e mais interativo com a comunidade acadêmica.
Tainá Santos, ingressante no curso de Pedagogia, afirmou ter escolhido o curso por inspiração da mãe: “há 4 anos, ela ingressou nesse curso aqui na Universidade e, ao vê-la desenvolver as atividades e pesquisas, resolvi iniciar, especialmente pelo caráter humano da Pedagogia”. Já Rebeca Ribas, aluna do curso de Zootecnia, relatou seu apreço pelos animais conduziu a sua escolha profissional.
Além da palestra, a Semana de Integração realizou atividades de dança, café da manhã e apresentação do campus para os recém-chegados.