Conhecer a história da nossa sociedade e visitar as memórias. Essas são atividades constantes para quem vai ao Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira da Uesb, em Vitória da Conquista. A partir desta segunda, 17, o espaço abre, ainda mais, as portas para receber a comunidade em uma programação especial da 12ª Primavera dos Museus.
Organizada por um equipe com cerca de 20 pessoas, a programação reúne visitas guiadas pela história do Museu, exposições especiais e projetos que contam, de uma forma diferente, parte do conhecimento científico desenvolvido no local. “A nossa intenção, quando foi fundado o Museu, foi abrir as portas para que a sociedade compreendesse que a história e a memória do conhecimento científico fazem parte da humanidade e nós todos temos direito a ter acesso a esse conhecimento”, explicou a professora Lívia Diana Rocha, coordenadora do espaço.
Para dar início às visitas agendadas, 70 alunos do Colégio Municipal Claudio Manuel da Costa foram conhecer de perto as histórias guardadas no Museu. Para Gildijoney dos Santos, coordenadora pedagógica do Colégio, atividades como essa são formas de criar hábitos culturais e aprender além da sala de aula. “É uma oportunidade única que os alunos têm de poder sair da escola, ultrapassar seus muros”, pontuou.
Uma Odisseia no Museu – Entre as novidades da programação, está uma exposição baseada na obra “2001: Uma Odisseia no Espaço”, filme lançado em 1968, que completa cinco décadas este ano. Curador da iniciativa, o professor Jornandes Jesús Correia contou que a intenção é fazer uma reflexão entre passado, presente e futuro. “Trata de inteligência artificial, da humanização da máquina e da desumanização do homem. A máquina desesperada lutando pela vida, demonstrando sentimentos, enquanto o homem tenta desligá-la”.
O espaço contou com exposição de uma série de formatos sobre a narrativa, como VHS, laserdisc, DVD, blu-ray, livros, vinil, CD etc. Foram as histórias do passado que deixaram olhares curiosos, como o de Milena Pereira, que, aos 13 anos, visitou o Museu pela primeira vez. “Tudo que eu vi foi novidade. A gente aprende coisas do passado aqui. Foi muito bom”, comentou.
Até sábado, 22, o Museu Pedagógico está aberto para visitações com a programação completa da Primavera dos Museus.