Implantado em 1991, o Museu Regional – Casa Henriqueta Prates possui a função de preservar, recuperar e divulgar a memória e o patrimônio histórico-cultural de Vitória da Conquista e região. Agora, aberto novamente para visitação, o Museu conta com onze espaços temáticos, além das dependências administrativas. Tendo a representatividade como um dos objetivos, o Museu Regional busca criar vínculos entre o que está sendo exposto e as lembranças pessoais dos visitantes.
Assim, há pouco mais de 30 anos, o equipamento vem reafirmando sua importância frente à comunidade, tanto no que se refere à conservação e difusão cultural, quanto à própria produção de conhecimento acerca da memória e história regionais. O Museu Regional é referência para a educação local, por ser um espaço privilegiado de extensão comunitária e de pesquisas.
Acervo – O Museu possui um acervo composto por obras de artistas plásticos regionais, objetos da cultura popular local, fotografias e peças da história da cidade em diversas épocas, além de um importante material bibliográfico. Na Biblioteca Heleusa Câmara, estão disponíveis 1.293 livros, 179 revistas e 32 vídeos. Já na Sala Glauber Rocha, há vídeos e documentários, fotografias, livros, cartazes e reportagens sobre o cineasta e sua obra.
Na Sala Ruy Medeiros é possível encontrar o acervo que representa o sertão no passado: lampiões, objetos de montaria, máquinas de costura e brinquedos artesanais. Por fim, na sala Henriqueta Prates estão expostas fotos, e objetos da vida e época de Henriqueta Prates, mantendo viva a memória dessa figura importante da história conquistense.
Interessados podem realizar visitas ao Museu Regional, sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. As visitas em grupo também podem ocorrer nos mesmos horários, mas nesse caso, é necessário realizar o agendamento com cinco dias de antecedência. O acesso é gratuito, devendo o visitante apresentar o comprovante de vacinação e usar máscara no interior do Museu.
Para mais informações, entre em contato com o Museu pelo e-mail: museuregional@uesb.edu.br