O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para Pessoas com Deficiência (Naipd), do campus de Jequié, firmou parceria com o Instituto Federal Baiano (Ifbaiano), visando participar no projeto do Instituto, do campus de Uruçuca: “Comunicação Acessível em Libras durante a Pandemia da Covid 19”.
O objetivo do projeto é, durante o período da pandemia, causada pelo Covid-19, promover acessibilidade em Libras e contribuir na mediação de informações sobre o novo coronavírus, como também compartilhar, por meio de vídeos curtos em redes sociais, informações de assuntos de interesse para a comunidade surda da Uesb e do Ifbaiano, principalmente nas regiões Sul, Sudoeste e Sudeste da Bahia
Coordenado pela servidora do Ifbaiano, Sara Oliveira, o “Comunicação Acessível em Libras” conta com uma equipe de alunos e servidores do Instituto dos campi de Uruçuca, Santa Inês, Guanambi, Alagoinhas, Itapetinga, além de colaboradores externos: intérpretes, especialistas, alunos e professores surdos. Na Uesb, De acordo com a professora Marina Helena Chaves Silva, coordenadora do Naipd, a parceria visa ampliar o raio de ação do projeto, beneficiando, por exemplo, comunidades surdas de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga e outros municípios circunvizinhos da região Sudoeste da Bahia.
As reuniões com a equipe do projeto acontecem uma vez por semana e têm como objetivo produzir vídeos/janelas informativos em Libras com informações sobre entretenimento, saúde, nutrição, educação física, enfermagem e psicologia, no enfrentamento do novo coronavírus.
Nessa parceria, três vídeos foram produzidos com apoio do Naipd, com a colaboração da intérprete em Libras do Núcleo, Léa Silva Santos. Os vídeos da Série 5 Sinais, têm duração de 5 minutos, são veiculados na plataforma YouTube, podendo ser acessados pelos seguintes links abaixo:
Mais informações podem ser encontradas no site do projeto ou com o Naipd pelo e-mail naijq@uesb.edu.br