Detectar as principais demandas relativas à saúde mental do trabalhador e buscar estratégias para combater qualquer tipo de problema são objetivos do Núcleo de Atenção Integral ao Servidor (Nais) dentro da Uesb. Pensando em ampliar as ações de atendimento, o Nais estabeleceu uma parceria com o Colegiado de Psicologia para a promoção de grupos operativos durante cinco encontros.
O projeto teve início nesta quinta, 5, e funciona por meio de três grupos que operam com temáticas diferentes. Ao decorrer dos cinco encontros, os servidores serão acolhidos para falar sobre uso e abuso de álcool e outras drogas; a preparação para aposentadoria e a vivência profissional (saúde do trabalhador, planejamento financeiro, reconhecimento profissional, etc.).
As temáticas foram definidas a partir das principais demandas apresentadas pelos servidores da Universidade, levantamento feito pelo Nais. Agora, estudantes do 9º semestre de Psicologia coordenarão os grupos operativos sob a supervisão da professora Regiane Lacerda. “A gente propõe aqui pensar essas temáticas a nível de troca de experiências. Como esses profissionais têm lidado com essas situações? Como eles vêm encontrando estratégias para elaborar essas questões? O grupo traz uma proposta com viés muito mais terapêutico do que acadêmico”, explicou Lacerda.
Prática terapêutica – Os encontros fazem parte das atividades práticas da disciplina “Psicologia aplicada às instituições”, que terá, desta vez, uma aplicação focada no atendimento aos servidores da Uesb. Daniela Santos Sampaio é uma dessas estudantes e faz parte da coordenação do grupo voltado para discussão do uso e abuso de drogas.
A estudante lembra que quando se fala em drogas, é necessário lembrar das drogas lícitas, como o álcool, os medicamentos, entre outras. Além disso, destaca a importância de uma nova vivência em sua formação. “Já tive outras experiências com grupos e com atendimento individual, mas o atendimento com essa questão nunca tinha acontecido. Foi muito interessante do ponto de vista de estar proporcionando um momento de fala para uma pessoa que veio em busca disso, de participar do grupo, de externalizar suas questões”, avaliou.
Os encontros seguem nos dias 12, 19 e 26 de abril e se encerram no dia 3 de maio. Com a finalização das atividades dos grupos operativos, existe ainda a possibilidade, caso exista a necessidade, de encaminhamento do servidor atendido. A participação é gratuita, sendo necessário apenas preencher o formulário e enviar para o e-mail nais@uesb.edu.br.