Recentemente, a Uesb teve dois novos cursos de Doutorado aprovados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). Trata-se dos cursos de Doutorado em Educação e o Doutorado Profissional em Ensino de História, ambos no campus de Vitória da Conquista, com a proposta de fortalecer a pós-graduação oferecida na Universidade. Com essa aprovação, a Instituição amplia o número para 24 cursos de mestrados e 11 de doutorados, distribuídos em seus três campi.
Além do Mestrado, o Programa Profissional em Ensino de História (ProfHistória) passa a ter o Doutorado na área, sendo o primeiro aprovado no Brasil. A Uesb faz parte de uma rede com 39 instituições de Ensino Superior parceiras, envolvendo universidades de vários estados.
De acordo com a coordenadora do ProfHistória, a professora Isnara Pereira Ivo, o curso é voltado para os professores que estão atuando na Educação Básica brasileira, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. “É um momento muito especial, pois o curso de História já existe há muito tempo e, três anos após a aprovação do Mestrado Profissional em Ensino de História, temos a aprovação do Doutorado”, pontuou.
Conforme Ivo, o curso de Mestrado já atende não só egressos da Uesb, como professores do Centro-norte de Minas Gerais, do Extremo Oeste e do Norte da Bahia. A previsão para a abertura da primeira turma de Doutorado é para 2024, com duração de quatro anos. As linhas de pesquisa que serão ofertadas no curso são: “Saberes históricos no espaço escolar”; “Linguagens e narrativas históricas – produção e difusão textual”; e “Saberes históricos em diferentes espaços de memória”.
Fortalecimento da Educação – Para a professora Núbia Regina Moreira, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGed), com a aprovação do Doutorado, a Universidade se fortalece cada vez mais institucionalmente, a partir das políticas que o próprio Governo do Estado pode possibilitar com o direcionamento de mais verbas para pesquisa, por exemplo. “Uma formação em nível de Doutorado tem como primeiro impacto um fortalecimento e elevação daquilo que chamamos de qualidade da educação local e regional. Esse vai ser o primeiro curso de Doutorado em Educação no interior da Bahia”, apontou a coordenadora.
O curso tem previsão de lançamento de Edital de seleção e início da primeira turma em 2024. Neste ano, o Programa completa dez anos de aprovação, contribuindo, significativamente, com o impacto econômico, político e social da região. “Ter uma pós-graduação focada em dois níveis de cursos, mestrado e doutorado, faz com que nós, professores, e os estudantes circulemos nos eventos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) mais importante do país, no que diz respeito à educação”, comentou Moreira.
Com essa ampliação, a expectativa é que o Programa possa ampliar e estabelecer parcerias regionais, nacionais e internacionais, por meio da produção de pesquisas científicas. Além disso, pretende-se criar e investir em programas de mobilidade estudantil e docente para o fortalecimento do Programa.
Para saber mais sobre os cursos, acesse o site do ProfHistória ou do PPGed. Outras informações podem ser obtidas, ainda, pelos contatos: profhistoria@uesb.edu.br /(77) 3424-8732 e ppged@uesb.edu.br / (77) 3424-8749.