Quais são os principais desafios enfrentados hoje pelo Jornalismo? Pensando nas novas possibilidades de lidar com a informação, o curso de Comunicação Social e Jornalismo realizou nesta quinta, 26, a terceira edição do Simpósio Jornalismo em Debate, propondo um diálogo, sobretudo, com o mercado de trabalho.
Organizadora do evento, a professora Mary Weinstein, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Uesb, ressaltou a importância desse espaço de bate-papo entre profissionais e futuros jornalistas. “A intenção é dividir com os alunos sobre a importância do jornalismo e sobre a experiência de profissionais que estão na academia, mas que já passaram de forma muito marcante na iniciativa privada, trabalhando no jornalismo diário, que é um desafio enorme”, destacou Weinstein.
Nesta edição, o evento trouxe como convidada a professora e jornalista Nadja Vladi, que atua na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Entre as discussões trazidas por Vladi, a diversidade de plataformas foi destacada. “Por um tempo, a gente ficou pensando que o jornalismo estaria desaparecendo. Eu vejo o contrário. Surgiram novas plataformas que fortaleceram o jornalismo. Entender e trabalhar com essas plataformas são serviços que o jornalismo pode fazer para melhorar a informação, para que a gente tenha uma informação qualificada, apurada, checada”, defendeu a docente.
Abordando sua experiência profissional em redações de jornalismo, Vladi trouxe para o Seminário sua vivência como editora-coordenadora da Revista Muito, produzida em Salvador. Segundo a jornalista, a publicação já nasceu com a proposta de trabalhar em diferentes plataformas, bem como outros olhares. “A Revista já nasceu, em 2008, trabalhando com todas as plataformas: Twitter, blog, vídeos no YouTube. A gente precisa pensar como produtor de conteúdo, esse é o papel do jornalista. Ao mesmo tempo, a gente tinha uma preocupação de contar algumas histórias da Bahia, de não ficar naquela Bahia estereotipada, mas uma Bahia mais contemporânea”, revelou.
O Simpósio pautou ainda a relação entre o texto e a imagem no jornalismo contemporâneo e os processos de construção de meios e mensagens.