Nesta quinta-feira, 26, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Prisões, Violência e Direitos Humanos (Nepp) realizará um encontro para discutir “Democracia e segurança pública: análise da letalidade policial brasileira”. A ação acontecerá às 19 horas, pelo YouTube.
A proposta é abrir espaço para refletir, discutir e compreender mais sobre a temática em questão. A letalidade policial é uma tecnologia de controle social, executada pelo Estado brasileiro. De acordo com o Nepp, o Brasil possui uma das maiores taxas de mortes decorrentes de intervenção policial do mundo, sendo a maioria das vítimas jovens negros e moradores de periferias, o que evidencia um viés discricionário e preconceituoso nas abordagens e ações policiais.
O evento está sendo realizado pelo Nepp junto ao Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento (LASInTec), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e aos Programas de Pós-Graduação em Direitos Fundamentais e Justiça da Uesb e em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
O encontro é aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição. Mais informações podem ser acessadas no Instagram do Nepp.
Ciclo de atividades – Neste ano, o Núcleo vem realizando uma série de encontros que giram em torno dos impactos e dinâmicas da violência. Essas ações são mensais e abertas a todas as pessoas interessadas. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail apoionepp@uesb.edu.br.