Implantada em 2008, a Lei 11.645/2008 torna obrigatória a inclusão da temática “História e cultura afro-brasileiras e indígena” no currículo oficial da rede de Ensino Fundamental e Médio (Educação Básica). Refletir sobre a real aplicação dessa medida no âmbito educacional é o que motiva o projeto de pesquisa “Temática indígena na escola/universidade: qualificação para docentes e discentes”, desenvolvido no campus de Jequié.
Coordenado pelo professor Danilo César Souza Pinto, do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL), a iniciativa trabalha em duas frentes com essa temática: o projeto de pesquisa “Lei 11.645/08 e representação das sociedades indígenas no cotidiano escolar” e o projeto de extensão “Temática indígena na escola/universidade: qualificação para docentes e discentes”.
De acordo com o professor, essa atuação foi motivada pela política de cotas da Uesb, especialmente pelas reflexões realizadas junto a uma egressa do curso de Licenciatura em Teatro, a indígena pataxó Eliana Silva Santos. O trabalho vem sendo desenvolvido junto ao grupo de pesquisadores do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais e Educação (NEPECSE), sediado no Centro Interdisciplinar de Pesquisa Agroambiental (Cipam).
O público-alvo da pesquisa é formado por docentes e discentes (indígenas e não indígenas) da Universidade e professores da rede pública de ensino. Diversos trabalhos já foram produzidos pelo grupo, que vem planejando atividades e construindo um material didático a partir das reflexões da temática. “Procuramos produzir pesquisas sobre como as escolas de Ensino Fundamental e Médio fabricam em suas atividades uma representação sobre as sociedades indígenas e o que significa ser índio no Brasil”, explica o professor.
A iniciativa já promoveu dois eventos de extensão: um sobre filmes indígenas, em 2016, e outro para qualificar futuros docentes na abordagem da temática indígena, em 2017. Com reuniões regulares, a pesquisa envolve discentes de graduação e pós-graduação da Uesb, além de contar com a contribuição de profissionais da Educação interessados na área.