O Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA) da Uesb, recebeu, no último dia 15, o 5º Prêmio Prioridade Absoluta 2025 promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O NDCA foi reconhecido em 1º lugar na categoria Universidade do eixo temático protetivo que reconhece boas práticas relacionadas às medidas protetivas.
O prêmio possui abrangência nacional e busca promover a troca de experiências e informações entre instituições do Sistema de Justiça, do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, Poder Executivo, Legislativo e, ainda, setores empresariais e acadêmicos. Todos os outros vencedores desta edição podem ser conferidos aqui.
Segundo o professor Carlos Públio, coordenador do NDCA, o prêmio simboliza o reconhecimento do trabalho contínuo e dedicado ao longo dos 20 anos de atuação na defesa dos direitos de crianças, adolescentes e suas famílias. Além disso, o NDCA oferece atendimento jurídico, psicológico e oferece palestras, oficinas e cursos para crianças, adolescentes e suas famílias.
“O Núcleo foi premiado pelo empenho na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, pelo impacto positivo junto à comunidade e ao sistema de garantia de direitos, e pela integração eficaz entre ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo políticas públicas e a formação acadêmica na área”, pontua o professor.
O NDCA desenvolve diversas atividades na universidade voltadas às pautas que atingem a proteção dos direitos e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, dentre elas cursos, simpósios e até o podcast intitulado “NDCA em foco”, na plataforma de streaming Spotify. Além disso, a equipe do núcleo também oferece a orientação social às famílias e formação continuada de estudantes estagiários.
A conquista deste prêmio pelo NDCA projeta a Uesb como referência nacional no âmbito da proteção à infância e adolescência. Para mais informações sobre o Núcleo e suas ações entre em contato pelo telefone (77) 3427-9008, pelo e-mail ndca@uesb.edu.br ou pelo site oficial.