Como fazer com que o Marketing considere as necessidades e os interesses da sociedade, e não apenas do indivíduo? Para buscar responder essa questão, está sendo realizado, até esta quarta, 24, no campus de Vitória da Conquista, o 3º Workshop de Marketing Crítico. O evento se consolida como o encerramento das disciplinas Administração Mercadológica, Pesquisa Mercadológica e Administração Estratégica, oferecidas pelo curso de Administração da Uesb.
O tema da terceira edição destaca uma mudança de paradigma: “O dilema entre a orientação para o mercado e a orientação para a sociedade”. É o que explica o coordenador do evento, professor Elinaldo Leal. “Em função disso, a gente faz uma abordagem do Marketing trabalhando em três vertentes: os estudos ortodoxos – que são os estudos funcionalistas -; os estudos organizacionais, que passam por uma lógica de interpretação da sociedade; e a abordagem dos estudos críticos, que leva a uma reflexão da emancipação humana. Então é tentar trabalhar o Marketing a partir desses três olhares e daí estabelecer um diálogo”, contextualizou o coordenador do evento que destacou ainda: “Outra Administração é possível. Outro Marketing é necessário”.
A proposta é se debruçar sobre a reflexão de práticas da área, como lidar com produtos com mais responsabilidade, trabalhar com políticas de preços justos e com a comunicação mais emancipatória. Para isso, atuaram também no desenvolvimento do evento representantes de outras instituições de ensino da cidade, como a Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) e a Faculdade de Tecnologias e Ciências (FTC).
Para a professora Eliane Assunção, coordenadora do curso de Administração da FTC, o Marketing possibilita o fomento do pensamento crítico, contudo não é o que tem acontecido. “Na verdade, [o marketing] acaba não fazendo, porque utiliza de todo o seu funcionalismo e instrumentalização para fins de manipulação. É um choque realístico falar isso, é ser assertivo demais, mas é uma realidade que precisamos reconhecer e refletir para mudarmos a nossa atuação e transcenda, para que o nosso campo de Administração consiga formar gestores com essa nova consciência”, ponderou.
A palestra de abertura do Workshop, conduzida pelo professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Rodrigo Ladeira, foi pensada como uma crítica construtiva ao desempenho e atuação da área, pois ele entende que “o Marketing tem deixado de seguir, nos últimos anos, somente às corporações e organizações e tem voltado o seu olhar um pouco mais para a sociedade, mas ainda está muito longe do que realmente poderia e deveria ser o modelo ideal que buscasse o bem-estar geral, como já proposto mesmo no fim do século 20”.
A partir de uma abordagem histórica do Marketing, o professor que é também economista e administrador, abordou o tema considerando o cenário da atualidade em questões como as de minorias, de gênero e da utilização inadequada das mídias sociais. “A intenção é promover esse estudo um pouco mais crítico, por parte de quem está pesquisando, alunos e professores, e não somente a reprodução daquele conhecimento tradicional muito relacionado aos quatro P’s do Marketing [Produto, Preço, Praça e Promoção] que ficou lá nos anos 60, 70”, concluiu.