Em 31 de janeiro, é comemorado o Dia do Engenheiro Ambiental, data que faz referência à formatura da primeira turma do Brasil. Com o objetivo de homenagear os profissionais formados na área, bem como os graduandos, o Diretório Acadêmico (DA) do curso promoveu, na última sexta-feira, 31, no campus de Itapetinga, uma programação especial voltada para as possibilidades de atuação do engenheiro ambiental no mercado de trabalho.
De acordo com Ramon Batista, presidente do DA, muitos alunos da graduação ainda tem dúvidas a respeito do campo de atuação desse profissional, principalmente, aqueles que ingressaram no curso recentemente. “Por isso, a gente convidou pessoas da área que possam dar esclarecimentos a respeito dos caminhos que seguiram após a conclusão do curso, porque isso amplia a visão dos atuais alunos sobre quais caminhos seguir em sua carreira. A gente vê também a diversidade e oportunidades que a graduação em Engenharia Ambiental possibilita”, esclareceu.
Uma das palestrantes do evento foi Samantha Pereira, especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), unidade de Vitória da Conquista. Para Samantha, que é egressa do curso de Engenharia Ambiental da Uesb, voltar à Instituição para compartilhar seus conhecimentos e experiências com os discentes é uma forma de retribuir o aprendizado adquirido durante a graduação. “É importante trazer esse retorno, dar uma ideia para eles do que é o licenciamento ambiental na prática, como tem que ser feito, o que é necessário, o que se espera de um engenheiro ambiental no âmbito das políticas públicas de licenciamento, de monitoramento ambiental, de fiscalização”, comentou.
Juan Sousa, discente do sexto semestre de Engenharia Ambiental, está em processo de fundação da empresa júnior “Terra Ativa”. Para ele, a palestra foi muito significativa para a ampliação das possibilidades de empregabilidade. “Um desses segmentos que foram apresentados pode despertar o interesse do aluno. Para quem está formando, já abre um leque de oportunidades. A palestra de Samantha mesmo, sobre as exigências do Inema, pode dar ao formando maior aprofundamento sobre o que preparar para ofertar ao mercado como engenheiro ambiental”, pontuou.