2021 está chegando ao fim! Neste ciclo, a Uesb caminhou em muitas áreas e em seus três campi. Os desafios impostos pela Covid-19 no Brasil serviram para mostrar, mais uma vez, os pontos fortes e o impacto da ciência na vida de todos os brasileiros. Apesar da onda de desinformação, universidades e pesquisadores seguem desenvolvendo pesquisas relevantes para o combate à pandemia em todo o país. A vacina contra a Covid-19 é prova disso. Na Uesb, a produção científica tem se mostrado relevante nas várias áreas do conhecimento.
Para relembrar alguns desses grandes momentos, preparemos uma retrospectiva, com destaques, conquistas, novidades e, claro, muita valorização da ciência, da educação e da cultura. O especial está disponível abaixo e, também, em formato de podcast.
Ciência na Uesb – Para dar visibilidade a esses estudos e mostrar como a pesquisa faz a diferença, a Assessoria de Comunicação deu início, em fevereiro, ao projeto “Ciência na Uesb”. Em formato jornalístico, a ação alia Comunicação e Ciência e, semanalmente, divulga um conteúdo inédito que dialogue com o fazer científico da Universidade nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.
O material é fruto de monografias de graduação, dissertações de mestrado, teses de doutorado, pesquisas de Iniciação Científica e Tecnológica, estudos de pós-doutorado, entre outros. Entre as matérias mais acessadas, estão a criação de um Sistema de Escrita para Libras, chamado Escrita SEL; a descoberta de uma nova espécie de anfíbio na Mata Atlântica da Bahia, e um estudo focado direcionado para os cuidadores de pacientes com Alzheimer.
Essas e outras descobertas e reflexões da comunidade científica da Uesb estão todas disponíveis em um site especial.
Contribuição para a Educação Básica – Outro destaque de 2021 foi o apoio dado à Educação Básica por meio de projetos e pesquisas realizadas pela Uesb. Um exemplo é o Programa Formacampo, que promoveu um curso de formação para professores de sete territórios de identidade da Bahia, abrangendo Médio Sudoeste, Sudoeste Baiano, Velho Chico, Vale do Jequiriçá, Sertão Produtivo, Litoral Sul e Médio Rio de Contas. A iniciativa firmou parceria com 113 municípios baianos e auxiliou na formação de professores mais críticos e especializados para atuarem com a educação de crianças e adolescentes da zona rural.
O Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos e o Observatório de Docência e Diversidade da Uesb, campus de Itapetinga, também estão contribuindo com a formação docente, por meio do Programa de Mentoria Online – Construir Docência. A iniciativa traz uma possibilidade de apoio ao professor iniciante no processo de formação e reflexão sobre a prática docente.
Ao longo do ano, materiais como cartilhas, vídeos e outras ações formativas também foram desenvolvidas na Uesb com o objetivo de auxiliar os professores da Educação Básica. Todo esse material pode ser encontrado no site da Universidade.
IGC 4 – Pelo sexto ano consecutivo, a Uesb se manteve entre as melhores universidades do país. O reconhecimento foi dado pelo Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), indicador divulgado em abril, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Desde 2014, a Uesb tem sido avaliada com o IGC conceito 4, em uma escala cuja nota máxima é 5. Com essa avaliação, a Uesb figura no seleto grupo de 21,64% das instituições que tiveram conceito 4.
Popularização da ciência – Com a proposta de aproximar a sociedade das pesquisas que ocorrem dentro das universidades públicas brasileiras, a TV Uesb lançou, em maio, a segunda temporada do programa “UniverCiência”. Pautada no jornalismo científico, a atração facilita o acesso do telespectador ao universo científico por meio das telas.
Neste ano, a TV Uesb ampliou o alcance do programa e estabeleceu novas parcerias com TVs educativas e universidades públicas. Para a temporada, 17 Instituições de Ensino Superior Pública do Nordeste estiveram entre as parcerias, bem como a Fundação Oswaldo Cruz, uma das maiores referências de pesquisa do país. Todos os programas estão disponíveis no canal da TV Uesb no YouTube.
E-book – De agosto a outubro, a Assessoria de Comunicação da Uesb lançou a 4ª edição do e-book “Com a Palavra”, que traz como tema central “As vivências universitárias durante a pandemia”. Professores, gestores, funcionários e estudantes compartilharam um pouco das suas experiências, sentimentos, aprendizados e desafios nas mais diversas áreas.
Além do e-book, o projeto contou com episódios em formato de podcast, onde é possível ouvir um bate-papo ainda maior sobre essas experiências. Todo o material está disponível no site da Uesb e no canal da Universidade no YouTube e no Spotify.
Processo seletivo pioneiro – A pandemia de Covid-19 impôs diversos desafios para a educação. Na Uesb, além da necessidade de implantação do Ensino Remoto Emergencial, o cenário impossibilitou a realização do tradicional processo de seleção de novos alunos: o Vestibular.
Para solucionar essa questão e manter o ingresso de novos estudantes, a Uesb aprovou uma experiência inédita: o Processo Seletivo Especial. O novo formato foi realizado em quatro meses e destacou a Uesb como importante plataforma de acesso ao Ensino Superior para os estudantes oriundos da escola pública e dos territórios de identidade de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.
A seleção foi feita a partir do desempenho do Ensino Médio ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e os aprovados já ingressaram no período letivo de 2021.1.
Ampliando possibilidades – Buscando ampliar as oportunidades de qualificação dos professores de Educação Física atuantes no Ensino Básico, a Uesb passou a integrar, neste ano, a Rede Nacional do Mestrado Profissional em Educação Física. Com essa adesão, a Uesb se tornou a única instituição da Bahia a ter Mestrado Profissional e Acadêmico na área de Educação Física. A previsão de início do curso com vagas da Uesb é para o ano de 2022. O funcionamento será no campus de Jequié.
Lançamento do Peti – No mês de setembro, a Uesb lançou seu próprio Programa de Educação Tutorial Institucional (Peti). A iniciativa é mais um estímulo ao protagonismo do estudante de graduação, com o foco em uma formação que vai além da sala de aula. As ações do Programa serão desenvolvidas por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, possibilitando uma atuação autônoma do aluno, com o acompanhamento do tutor.
Neste ano, os grupos que integrarão o Programa, nos três campi, já foram aprovados. Serão 11 propostas, contemplando cursos específicos e áreas interdisciplinares.
Destaque internacional – Em outubro, uma publicação do Journal Plos Biology, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, trouxe um incentivo a mais para pesquisadores ao publicar o ranking dos cientistas mais influentes do mundo. A Uesb está presente nessa lista, por meio do trabalho dos pesquisadores Matheus Melo Pithon, Marcos de Almeida Bezerra e Valfredo Azevedo Lemos.
Matheus Pithon é professor do curso de Odontologia da Uesb e também foi destaque entre os pesquisadores da Odontologia e Ortodontia do Brasil. Já os professores Marcos Bezerra e Valfredo Lemos atuam na área de Química da Uesb, e integram o Grupo de Pesquisa Laboratório de Química Analítica. O ranking levou em conta o impacto de citações ao longo da carreira até o final de 2020.
Prêmio Nobel – Ainda falando sobre destaque mundial, a Uesb esteve presente entre os 16 brasileiros convidados para o evento com vencedores do Prêmio Nobel, realizado em novembro. Quem representou a Universidade foi a doutoranda Camila Almeida de Jesus, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências de Alimentos, campus de Itapetinga.
A iniciativa foi organizada pela Nobel Prize Outreach, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências e com a Rede Interamericana de Academias de Ciências. O encontro discutiu o impacto da ciência e o papel dos cientistas na sociedade, por meio da participação de 80 pesquisadores de quase todos os países da América Latina e do Caribe.
Compromisso com a informação – Em 2015, a TV Uesb deu início ao processo de renovação da licença junto aos órgãos governamentais. Em novembro, foi publicada a licença para que o veículo opere até 2033, o que garante a continuidade da sua prestação de serviço à comunidade, como um sistema de informações com foco na educação, cultura, ciência e questões sociais.
Atualmente, a TV Uesb alcança cerca de 250 mil habitantes de 13 cidades do entorno de Vitória da Conquista. Com essa renovação, o trabalho agora é ampliar o sinal de retransmissão do veículo, chegando aos municípios de Itapetinga, Jequié e Mucugê.
Festival Cultural – No final deste ano de 2021, a Uesb realizou a 1ª edição do Festival de Cenas Curtas da Universidade. Com o tema “Janelas para o mundo: Cultura, Artes e Confinamentos”, o evento promoveu, de forma on-line, espaços de intercâmbio artístico-cultural, valorizando a multiplicidade de expressões artísticas produzidas pela comunidade acadêmica dos três campi. Tudo o que aconteceu nos cinco dias do Festival pode ser conferido no site da Uesb e no canal da TV Uesb no YouTube.
Apesar de todas as adversidades trazidas pela pandemia, a Uesb não parou e conseguiu finalizar o ano com muitas conquistas e ações destinadas a todos. Depois de quase um ano e meio com a maior parte das atividades remotas, a Universidade retorna em 2022 à presencialidade. A partir de 3 de janeiro, o trabalho administrativo deverá ser desenvolvido de forma presencial. No dia 2 de fevereiro, será o momento das atividades acadêmicas retornarem de forma presencial.