O Órgão de Educação e Relações Étnicas (Odeere) abre inscrições, de 1º de fevereiro a 15 de março, para cinco cursos de extensão no campus de Jequié. Com carga horária de 180 horas, as aulas serão ministradas por módulos mensais, sempre em um sábado e em um domingo de cada mês. O primeiro módulo será de 22 a 24 de março, data em que acontece o 15º Encontro de Combate à Discriminação Étnica.
Com 100 vagas cada, os cursos abordarão “Educação e Cultura Afro-brasileira”, “Metodologia da Pesquisa em Relações Étnicas”, “Gênero, Raça e Diversidade Sexual”, “Relações Interéticas, Identidade e Saberes Indígenas” e “Educação: saberes quilombolas e de saúde das populações afro-brasileiras”.
Os cursos buscam desenvolver estudos sobre a história de populações africanas e afro-brasileiras; realizar atividades didático-metodológicas para pesquisas sobre Relações Étnicas, correlacionadas e interdisciplinar com tópicos de Etnicidade, Educação, Memória, Gênero e Diversidade Sexual; discutir identidades da população brasileira e os processos de formação étnica no Brasil; compreender os processos de violência com mulheres e comunidade LGBTTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transsexuias e intersexuais); e falar sobre elementos simbólicos de diferentes grupos éticos que convivem em território quilombola.
Para mais informações, entre em contato com o Odeere pelo telefone (73) 3526-2669 ou pelos e-mails odeere@uesb.edu.br e extensão.od2015@gmail.com.