O Órgão de Educação e Relações Étnicas (Odeere) promove, entre os dias de 16 e 20 de novembro, os eventos da 20º Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira. A ação irá debater atividades no campo da educação, relações étnicas, raciais, estudos de gênero e interseccionalidades, articulando a tríade entre ensino, pesquisa e extensão.
O projeto é desenvolvido há quase duas décadas e, neste ano, aborda o tema “Movimentos contracoloniais: etnicidades e amefricanização dos currículos”. Os interessados em submeter trabalhos têm até o dia 30 de setembro para realizar o procedimento, por meio do site oficial do evento, bem como os que desejam participar como ouvintes. Para validar a inscrição, é necessário realizar a doação de um quilo de alimento não perecível na sede do Odeere, localizada rua João Rosa, bairro Pau Ferro, no antigo Colégio Dom Climério, Jequié.
O evento busca discutir perspectivas epistemológicas que subvertem a lógica colonial e possibilitam a construção de currículos e práticas educacionais pautadas na categoria político-cultural da amefricanidade. A programação será composta por palestras, mesas, conferências, minicursos, grupos de trabalho e apresentações artísticas.
Em caso de dúvidas sobre o evento entre em contato pelo e-mail pertencaodeere@gmail.com. Já para dúvidas sobre a submissão de trabalhos, o contato deve ser realizado pelo e-mail trabalhosodeeresp@gmail.com.