No dia 27 de novembro, a partir das 9 horas, será realizada, na Câmara de Vereadores de Itapetinga, uma audiência pública sobre o quadro e contexto atual da situação orçamentária da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia com a participação aberta da comunidade. O evento contará com a presença do professor Luiz Otávio de Magalhães, atual reitor da Universidade, além de autoridades locais, vereadores da cidade, representantes e lideranças da cidade e comunidade acadêmica.
História da Uesb – Em 1981, foi assinado o Decreto n.º 28.169, que autorizou o funcionamento da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) nos campi de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. De lá para cá, a Instituição cresceu e se firmou como um dos principais vetores do desenvolvimento regional, através dos milhares de profissionais formados, da injeção direta de receita na economia, da construção de um capital humano, social, cultural e científico de valor inestimável.
Ao longo de mais de três décadas, tendo como legado o alicerce da antiga Faculdade de Formação de Professores, a Uesb construiu uma história de protagonismo. A injeção direta de recursos na economia regional por parte da Universidade pode ser resumida em dois aspectos: o esporádico, que engloba a realização de eventos e o impulso ao turismo de negócios; e o contínuo, não apenas por meio do pagamento de professores e servidores técnico-administrativos, mas também das despesas dos estudantes oriundos de outros municípios e Estados brasileiros.