O projeto “Paleociência na escola” é desenvolvido há 15 anos (Foto: Acervo do projeto)
Estudar os seres vivos que viveram há milhares de séculos na Terra é o objetivo central da Paleontologia, ciência que atua em conjunto com a Biologia e a Geologia. Pensando em levar esse conhecimento para jovens do Ensino Fundamental e Médio, a Uesb desenvolve, há 15 anos, o projeto de extensão “Paleociência na escola”.
A iniciativa é realizada em Jequié, por meio de visitas ao Laboratório de Geociências 1 da Universidade e a escolas públicas e privadas parceiras. Além do acesso ao acervo paleontológico da Instituição, os estudantes participam de uma série de atividades voltadas ao universo da Paleontologia.
Oficinas de réplicas e aulas práticas, reconhecimento de fósseis com uso de uma coleção didática e até exibição de filmes para reflexão e debate fazem parte das ações desenvolvidas. Seminários e palestras também fazem parte da programação, pensada para ampliar a troca entre Universidade e sociedade.
(Foto: Acervo do projeto)
Desde sua criação, mais de 50 escolas já foram contempladas pela iniciativa. Além de popularizar o conhecimento da Paleontologia junto à Educação Básica, o projeto incentiva a pesquisa e o pensamento criativo nos estudantes, auxilia na compreensão dos processos biológicos evolutivos e aperfeiçoa técnicas de paleoarte dentro da Uesb.
Para este ano, o projeto pretende contemplar novos estudantes com suas atividades, alcançando escolas de Jequié e de outros municípios do Território Médio Rio de Contas. A ação é coordenada pela professora Rita de Cássia Bittencourt, do Departamento de Ciências Biológicas (DCB), e conta com a execução de estudantes monitores da Universidade.
Mais informações sobre o “Paleontologia na Escola” podem ser obtidas pelo telefone (73) 3528-9624 ou, ainda, pelo Instagram.