“Transição do feudalismo ao capitalismo: uma discussão histórica”. Foi com uma palestra sobre essa temática que o projeto de extensão “Antigo Regime em Debate: História e Historiografia”, vinculado ao Departamento de História (DH), do campus de Vitória da Conquista, deu início às suas atividades do semestre letivo 2018.1.
A palestra foi ministrada pela professora Grayce Souza, que é coordenadora do projeto. Segundo a docente, esse debate que trata do feudalismo ao capitalismo, também conhecido como debate histórico, envolve uma série de historiadores e economistas em torno de vários elementos do processo de transição desses sistemas. “Para entender esse processo transitório, fazemos uma abordagem que trata desde os elementos que levam à destruição da sociedade feudal, passando pelas características do estado moderno, como as revoluções burguesas e o nascimento da indústria”, explicou Souza.
Nesse sentido, segundo a professora, a partir da análise desse processo, é possível compreender o mundo contemporâneo. Ainda conforme a docente, desde 2010, o Antigo Regime em Debate vem realizando diversas ações para fomentar essa discussão, bem como ampliar as ferramentas de conhecimento dos mais diversos elementos históricos. “Por meio de palestras, cursos, oficinas, colóquios, simpósios, estamos construindo momentos muito frutíferos para os pesquisadores, para o estudante e para todos os interessados nas temáticas da História Moderna e da História do Brasil”, ressaltou a docente.
As ações do projeto vêm sendo articuladas com o Laboratório de Estudo e Documentação Inquisitorial (Ledi) e com o projeto “História do Brasil Colônia: clássicos da Historiografia, Filmografia e Literatura”, que são coordenados pelas professoras Grayce Souza e Avanete Pereira, respectivamente. Segundo Pereira, essa parceria vem resultando em momentos ricos de trocas de conhecimento. “As temáticas dos projetos são muito próximas, pois, quando falamos de História da Brasil, precisamos inserir esse tema em um contexto mais geral, então, desenvolvemos atividades em conjunto para podermos fazer uma discussão mais ampla”, comentou a docente.
Para Urias Ferraz, aluno do quarto semestre de História, essas atividades têm uma relevância muito grande para a vida acadêmica dos estudantes. “Todo semestre, os projetos vêm nos proporcionando diversas atividades que são muito importantes para nós enquanto estudantes, pois colaboram com o conteúdo que é apreendido em sala de aula, com a nossa futura atuação, que será de professor de História”, destacou o discente.