Compreender os mecanismos de avaliação, a importância para discentes e para os cursos e oferecer parâmetros avaliativos. Esse foi o objetivo da palestra sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) realizada no último dia 27 de março, no campus de Itapetinga. A atividade foi organizada pelo Colegiado de Zootecnia e teve como responsável pela condução a gerente acadêmica da Universidade, Flávia Caires.
Segundo Caires, a importância de saber sobre o Enade não se restringe somente ao corpo docente ou a estudantes de cursos específicos: “o Exame é um dos indicadores de qualidade da política de avaliação do MEC”, explica. Como exame de aferição de desempenho, conforme relata a gerente acadêmica, ele também permite avaliar as instituições de ensino. “Quando os candidatos pesquisam as universidades, certamente eles procuram àquelas que tenham bom desempenho no Enade”, afirma.
O Exame também é um indicador de qualidade dos cursos para a própria comunidade acadêmica e comunidade externa avaliarem o desempenho universitário. “A avaliação também é um respaldo para o aluno quando ele ingressar no mercado de trabalho. Uma boa nota representa que seu curso forma bons profissionais”, lembra a gerente.
Enade e o curso de Zootecnia – O professor Márcio Pedreira, coordenador do Colegiado de Zootecnia, comenta que a ideia de trazer a temática foi para despertar nos discentes o debate sobre os processos de aprendizagem. “Estamos trazendo alguns processos – como as metodologias ativas – que culminam numa relação de aprendizagem e o Enade é um desses parâmetros”, afirma Pedreira.
Segundo ele, mostrar aos discentes e docentes do curso sobre o Exame é fundamental para entender os tópicos de avaliação geral do curso, que dependem, por sua vez, de ações conjuntas – currículo dos docentes, Enade, estrutura do curso, laboratórios etc. “O egresso carrega com ele a nota do Exame. Cada vez mais, observamos que as empresas e instituições estão observando esses indicadores, inclusive, para contratação de pessoal”, ressalta Pedreira.