Durante o mês de agosto, professores, pesquisadores e realizadores de Cinema e Audiovisual promoverão a 2ª edição do projeto “Pensando o Brasil em Filmes”. Por meio de encontros on-line, a proposta é discutir, todas as terças-feiras, facetas da configuração social brasileira a partir de quatro filmes nacionais contemporâneos. Com abordagem múltipla, cada encontro contará com a participação de três comentaristas.
Para esta edição, os filmes escolhidos são: “A história da eternidade”, de Camilo Cavalcante; “Temporada”, de André Novais Oliveira; “A vida invisível”, de Karim Aïnouz; e “Estou me guardando para quando o carnaval chegar”, de Marcelo Gomes. A transmissão dos encontros será feita ao vivo pelo canal do Janela Indiscreta no Youtube, às 19 horas (com exceção do último encontro, marcado para às 16 horas).
“Pensando o Brasil em Filmes” é uma realização do grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD), vinculado à Universidade de Brasília (UnB), do programa Janela Indiscreta, do curso de Cinema e Audiovisual, do grupo de pesquisa Cinema e Audiovisual: memória e processos de formação cultural, do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade e da Coordenação de Cultura, vinculados à Uesb.
A organização destaca que que os filmes comentados não serão exibidos nos encontros, mas podem ser assistidos em diversas plataformas de filmes na internet. Para conferir a programação completa, clique aqui. Mais informações, entre em contato pelo e-mail janelaindiscreta@uesb.edu.br.