Assessoria de Comunicação da UESB - tel:77 3424.8645

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado preliminar da avaliação do Qualis das Revistas do Portal de Periódicos da Uesb. A análise, referente ao quadriênio 2021–2024, destaca um cenário altamente positivo para as produções, evidenciando o amadurecimento e a consolidação das revistas institucionais.
Das 22 revistas vinculadas ao Portal de Periódicos, 16 registraram avanços em sua classificação, duas foram classificadas pela primeira vez e outras duas mantiveram seus estratos anteriores. É possível acessar o resultado detalhado aqui.
Natalino Perovano Filho, coordenador do Portal de Periódicos da Uesb, atribui o desempenho alcançado a um conjunto de ações articuladas ao longo do quadriênio, que envolvem investimentos em infraestrutura, qualificação das equipes editoriais e articulação institucional. São diversas ações de formação continuada voltadas para editores e equipes editoriais, por meio de cursos sobre gestão de periódicos, indexação e editoração científica.
O coordenador destaca ainda que a avaliação do Qualis leva em conta critérios diversos, como presença em indexadores ou bases reconhecidas em cada área, índices de citação, composição do Conselho Editorial, entre outros. “O aumento ou manutenção da classificação indica que os periódicos estão amadurecendo e se consolidando por se adequarem a esses critérios e subindo o nível das nossas produções na classificação no Qualis”, avalia Natalino.
O reitor da Uesb, professor Luiz Otávio de Magalhães, também destacou a importância do resultado para a Universidade. “O avanço dos periódicos da Uesb na avaliação do Qualis é resultado de um trabalho coletivo, que envolve pesquisadores, equipes editoriais e pareceristas, com o apoio de diferentes setores da Universidade”, lembra.

Como funciona – O Qualis Periódicos é uma ferramenta utilizada pela Capes para avaliar e classificar os periódicos científicos que veiculam as produções acadêmicas dos programas de pós-graduação no Brasil.
Essa classificação, atualizada anualmente, enquadra os periódicos em estratos que indicam seu nível de qualidade, indo desde o A1, o mais elevado, seguindo com A2, B1, B2, B3, B4, B5, chegando a C.
Esse sistema de classificação do Qualis organiza os periódicos em diferentes níveis de qualidade. As classificações A1 e A2 correspondem às revistas com maior reconhecimento e impacto internacional. Os estratos B1 e B2 reúnem periódicos consolidados no âmbito nacional, enquanto B3, B4 e B5 indicam publicações com relevância intermediária. Já o estrato C refere-se a periódicos que não atendem aos critérios considerados para a avaliação científica.