Produto pedagógico foi resultado do trabalho que recebeu menção honrosa (Foto: acervo pessoal)
A Uesb foi destaque no “Prêmio Profhistória de melhor dissertação – turma 2020”. O projeto “O Baú de Maria Rogaciana na aula de História – Trajetória de uma mulher negra e representações da Festa do Treze de Maio em Vitória da Conquista – BA (1888-1956)” recebeu menção honrosa na 5ª edição da premiação em um concurso que avaliou 26 dissertações, de diferentes instituições de ensino, de todas as regiões do Brasil.
O trabalho em destaque é da estudante Giovana Marques, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História e trata da história de Maria Rogaciana, mulher negra, descendente de escravizados, que se tornou uma figura de destaque no cenário cultural de Vitória da Conquista. A personagem ficou conhecida por organizar as festas do Treze de Maio, na cidade, entre as décadas de 1920 a 1950, em homenagem à abolição da escravatura. O objetivo do projeto, segundo a autora, foi “lançar olhares sobre a sociedade conquistense e brasileira e promover a discussão acerca das relações raciais, que falam sobre a abolição, as mulheres negras e os lugares que negros e negras deveriam ocupar na sociedade”.
Giovana Marques e sua orientadora, a professora Maria Cristina Pina (Foto: acervo pessoal)
Devido a necessidade da criação de um produto pedagógico, a ideia surge com o objetivo de ser aplicado nas salas de aula da Educação Básica. Professora da rede estadual da Bahia, Giovana, no processo de produção, ainda afirmou que buscou “analisar os discursos presentes nas fontes orais e escritas existentes sobre Maria Rogaciana e as celebrações que promovia”.
Giovana acredita que a menção honrosa aconteceu por conta da sua abordagem, pois, na dissertação, procurou evidenciar a riqueza da trajetória das experiências protagonizadas pela personagem central. “Foi surpreendente e uma alegria para mim. O baú de Maria Rogaciana é constituído por recursos para serem utilizados em salas de aula, com atividades centradas na temática e na discussão acerca do protagonismo feminino e negro na história do Brasil”, finalizou Giovana.
Sobre o prêmio – O Prêmio de Melhor Dissertação do ProfHistória Nacional foi criado com o objetivo de estimular os mestrandos do Programa para a produção de pesquisas que promovam a articulação entre o conhecimento científico e o ensino de História a partir das experiências em sala de aula, uma vez que, todos são professores da Educação Básica.