Assessoria de Comunicação da UESB - tel:77 3424.8645

Vencedores da premiação – Foto: Camaravc
No dia 14 de outubro, aconteceu a cerimônia da primeira edição do prêmio Conhecimento que Conquista, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Dos seis premiados, três são egressos da Uesb e um é docente da Instituição. O recebimento desse prêmio representa mais um reconhecimento da Universidade enquanto um centro de pesquisa no interior da Bahia.
O Conhecimento que Conquista visa premiar trabalhos acadêmicos voltados para o município de Vitória da Conquista, englobando temas desde as ciências humanas até as engenharias. Nessa primeira edição, mais de 50 trabalhados foram submetidos e os seis de maior destaque foram selecionados para a premiação.
De acordo com o idealizador da ação, o vereador e egresso da Uesb, Alexandre Xandó, a iniciativa para esse reconhecimento surgiu da sua vivência acadêmica, porque muitas pesquisas são produzidas e ficam guardadas nas universidades. Conforme destaca, o Conhecimento que Conquista tem o objetivo de premiar estudos de grande potencial para o município e apresentá-los ao poder público. “O nosso mandato vai fazer uma movimentação de encaminhar para setores dos poderes públicos que tenham relação com a pauta”, pontua.
Uma das premiadas foi a egressa do curso de Direito, Alice Caires Lima da Silva. O prêmio foi concedido a egressa pelo desenvolvimento do estudo “Efetividade da Lei nº 13.431/2017: análise do funcionamento do Complexo de Escuta Protegida de Vitória da Conquista/BA e sua conformidade com o Manual do Fluxo de Atendimento Integrado”.

Alice Caires recebendo o prêmio Conhecimento que Conquista – Foto: Camaravc
Segundo a pesquisadora, receber esse prêmio foi de grande alegria, porque sua pesquisa contribui para Vitória da Conquista ao destacar a efetividade do Complexo a nível nacional. Além disso, ela também relata que o recebimento dessa pesquisa, feita como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para a Uesb, mostra a importância do fortalecimento do tripé universitário, em especial, o da pesquisa e extensão. “Eu desejo que esse prêmio continue em prática e que os trabalhos escolhidos nesta primeira edição possam fazer a diferença para o município”, declara a pesquisadora.
Outras pesquisas premiadas foram: “Água subterrânea e as áreas alagadiças: funções ambientais”, do professor Eduardo Silveira Bernardes; “A prática de construção da identidade da criança negra nos anos iniciais: o caso da escola quilombola no território da Lagoa de Maria Clemência”, de Adriana Oliveira Xavier, fruto da dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd); e “Percepções de professoras do Atendimento Educacional Especializado sobre o trabalho docente em salas de recursos multifuncionais no município de Vitória da Conquista”, de autoria de Renata Pereira Sousa Brandão, também oriunda da dissertação do PPGEd.
A avaliação dos trabalhos enviados aconteceu por uma comissão composta por professores da Uesb, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O docente da Uesb, José Jackson Reis dos Santos, fez parte da comissão avaliativa. De acordo com ele, a premiação massiva de pesquisadores da instituição explicita, entre outros aspectos, o potencial da Uesb no desenvolvimento de pesquisas de excelência voltadas, sobretudo, à transformação das realidades sociais. “Indubitavelmente, a Uesb colabora com a proposição de políticas públicas no campo da cultura, da saúde, da educação etc. em distintos contextos sociais”, destaca o professor.