Em sua 75ª reunião anual, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgou a lista de trabalhos científicos premiados na categoria de “Sessão de Pôsteres”. Com estudos em diferentes áreas, a Uesb foi destaque na edição, com duas pesquisas desenvolvidas nos campi de Jequié e Vitória da Conquista. O evento aconteceu de forma híbrida, com programação presencial na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Abordando a forma como se constituíram as imagens acerca do Governo Bolsonaro na gestão de enfrentamento à crise da pandemia de Covid-19 no Brasil, as pesquisadoras Beatriz Rocha de Oliveira e Edvania Gomes da Silva foram as premiadas na área de Linguística, Letras e Artes. O estudo é fruto da pesquisa de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin), desenvolvida por Beatriz com orientação de Edvania.
O trabalho foi construído dentro da Análise do Discurso, analisando publicações do ex-presidente Jair Bolsonaro no Twitter e identificando as tecnologias de poder utilizadas na construção da noção de governamentalidade. “Trata-se, portanto, de um trabalho que, a partir da análise discursiva empreendida, contribui para a compreensão de determinado funcionamento político e social do país”, explicou Beatriz.
A doutoranda revela que, apesar de já ter participado do evento em edições passadas, compartilhar seu trabalho e ser premiada neste ano foi especial, visto que o evento trouxe como tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”. “A participação neste evento significa, sobretudo, resistência a um projeto de desmonte da Ciência e, mais especificamente, das Ciências Humanas que vivemos nos últimos anos”, defendeu.
O estudo faz parte das investigações desenvolvidas no Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso (Uesb/CNPq). “Ficamos muito felizes em ter o nosso trabalho considerado de excelência entre tantos outros apresentados no evento, pois significa o reconhecimento da relevância da pesquisa que está sendo desenvolvida no âmbito do PPGLin e que estamos entregando bons resultados para a sociedade”, finalizou Beatriz.
Menção honrosa – Quem também figurou entre os melhores estudos científicos foi Pietra Rocha, estudante do curso de Enfermagem da Uesb. Com o tema “Prevalência de Lesão por Pressão em idosos internados em uma Unidade de Terapia Intensiva”, o trabalho recebeu uma menção honrosa na área de Ciências da Saúde. “Através deste estudo, é possível traçar metas, objetivando melhorar os atendimentos prestados aos pacientes, visando a redução de complicações e prevenção das lesões por pressão em idosos atendidos em unidades de alta complexidade assistencial”, apontou Pietra.
O trabalho foi desenvolvido na âmbito do Programa de Iniciação Científica da Universidade, junto à professora Juliana Oliveira e às estudantes Wilma Freitas, Nathale Batista, Marta de Jesus e Carolina Godoi, que integram o Grupo de Pesquisa “Fatores associados à multimorbidade de indivíduos atendidos em unidade de terapia intensiva adulta”.
Há quase três anos desenvolvendo pesquisa na Uesb, Pietra acredita que a experiência no universo científico permite olhar além da universidade, possibilitando um maior entendimento sobre a importância da pesquisa para o avanço da ciência no país. “Projetos como este, de Iniciação Cientifica, permitem que os futuros profissionais possam compartilhar conhecimentos e refletir na assistência que irão realizar em breve enquanto profissionais de saúde”, afirmou a estudante.
Assista às apresentações dos trabalhos no site do evento ou nos vídeos acima.