Com o objetivo de pensar políticas, projetos e programas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi realizado na última terça, 26, o evento intitulado “Sessões de diálogo sobre Educação Popular e Inclusão”. A atividade foi organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn), por meio do Grupo Colabor(Ação).
O primeiro momento de diálogo abordou o tema “Pesquisa militante: reflexões e práticas”, com a contribuição da professora Edite Maria da Silva, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Já o segundo espaço do evento refletiu sobre a temática “Narrando e problematizando experiências no campo da educação popular e da inclusão” e contou também com a participação da professora Danúsia Cardoso Lago, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
Estudantes do EJA, que fizeram parte de pesquisas do PPGEn, também estiveram presentes. O coordenador do evento e professor do Programa, José Jackson Reis, destaca a importância da parceria e da abertura das portas da Universidade para a população. “A Universidade é pública, temos que abri-la para todos. Nós temos outros projetos já feitos também. Nós produzimos livros com as histórias de vida desses estudantes e cedemos os direitos autorais para as escolas, para reproduzir nas escolas esses materiais e trabalhar, com os estudantes, as histórias deles mesmos”, contou.
Uma das convidadas do evento, a professora Edite Maria da Silva, fez questão de enfatizar a diversidade de pesquisas trabalhadas no campo da educação popular. Os trabalhos buscam refletir desde a realidade dos movimentos sociais, de comunidades ribeirinhas e das marisqueiras, até os agricultores e as periferias.
“A universidade como um lugar de formação humana precisa ter esse olhar pra essas possibilidades de fazer pesquisas de intervenção. Esse é um momento de dialogar com os movimentos sociais, com a Educação Básica, ampliar e sair dos muros da universidade. Acho que, quando fazemos isso, a gente cria a possibilidade de fortalecer a educação do nosso estado e da nossa região”, completou a docente.