Duas pesquisas realizadas como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do bacharelado em Odontologia da Uesb, campus de Jequié, foram destaque e receberam menção honrosa durante a 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), realizado entre os dias 4 e 7 de setembro em Campinas, São Paulo. A SBPqO é a maior reunião de odontologia na América Latina. Essa edição, de 2024, também contou com a 10ª Reunião Anual da Região Latino Americana da International Association for Dental Research (IADR) como evento paralelo.
O trabalho intitulado “Ocorrência e fatores associados às alterações e/ou lesões orais em populações indígenas brasileiras: revisão de escopo” , apresentou dados do trabalho defendido pelo estudante indígena Kaique Germano, sob a orientação do professor Manoelito Junior. A pesquisa descreve a ocorrência e os fatores associados às alterações ou lesões orais em populações indígenas brasileiras.
A investigação de Kaique também contou com a parceria do professor Fabio Ornellas Prado (Uesb) e dos discentes Bruna Mayara da Veiga e Felipe Bittarello, ambos do Programa de Pós-Graduação de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGO). O acadêmico Kaique destacou a originalidade do trabalho por não haver revisões de literatura sobre o tema. Ele acrescenta que “sabemos que o uso de xanducas (cachimbo) nos rituais e no dia a dia das pessoas, e o aumento do consumo de álcool com os não indígenas tem sido grande, e isso nos incentivou a buscar algo relacionado ao tema para mostrar a importância desses estudos nessas comunidades”, ressaltou.
O segundo trabalho, realizado pela estudante de Odontologia Geysiane Dourado, recebeu menção honrosa na categoria Pesquisa Odontológica de Ação Coletiva. Intitulado como “Fatores contextuais associados à cobertura de saúde bucal na Atenção Primária à Saúde antes e após a Política Nacional de Saúde Bucal na Bahia”, a pesquisa objetiva analisar os fatores contextuais associados à cobertura de saúde bucal na atenção primária nos municípios baianos antes e após a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB).
De acordo Geysiane o “estudo mostrou que houve uma expansão considerável de cobertura satisfatória de saúde bucal na atenção primária a saúde após a implementação da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) nos municípios da Bahia. Além disso, ocorreu em municípios de menor porte populacional, menor renda e mais desiguais. Na prática, a implantação foi maior nos municípios que precisam mais da saúde pública”, frisou.
Sob a orientação do professor Manoelito Junior, o trabalho ainda contou com a co-autoria de Marcus Vinycius de Alcântara, estudante de Odontologia da Uesb e da professora Carolina Matteussi Lino, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba/Universidade de Campinas (FOP/Unicamp).
Orientador das duas pesquisas premiadas, o professor Manoelito Junior destaca sua satisfação com os resultados obtidos durante o evento pelos estudantes envolvidos e reconhece a importância para a Universidade. “Como professor recém empossado na Uesb, recebo com felicidade o reconhecimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso que temos desenvolvido aqui, principalmente, por poder proporcionar aos acadêmicos da Uesb uma ciência acessível e com relevância social e, ainda, integrada com pesquisadores de outras instituições do Brasil”, concluiu o orientador.