Para discutir questões relacionadas à aquisição da linguagem, compartilhar conhecimentos acerca das pesquisas mais recentes na área, e também divulgar os trabalhos realizados no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin), foi realizado nesta terça, 26, o 1º Workshop em Aquisição da Linguagem.
Durante a abertura, os profissionais, alunos e professores presentes puderam entender como esse trabalho vem sendo realizado em nível nacional e regional. A atividade contou com a participação da professora Elizabeth Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que apresentou um painel dos trabalhos realizados no estado, para contribuir com questões relacionadas à aquisição da linguagem, bem como, com a professora Adriana Lessa, da Uesb, que apresentou um histórico das atividades da área, que vêm sendo desenvolvidas na Universidade.
De acordo com a professora Marian Oliveira, do PPGLin, o evento possui uma grande importância na região, visto que é necessário discutir questões ligadas à aquisição típica, atípica da fala e também questões patológicas. “Aqui na Universidade, temos desenvolvido um trabalho pioneiro na Bahia, no qual temos dados algumas explicações para questões de fala. Por meio das coletas de dados e análises dos resultados, podemos fazer um acompanhamento direto com os grupos que precisam desse suporte”, pontuou a professora.
Essas pesquisas realizadas que foram compartilhadas durante a atividade. Para a aluna do curso de Mestrado em Linguística, Quelle Taisa da Chaga, é importante sabermos o que e como os pesquisadores estão trabalhando, principalmente em outras instituições. “Isso possibilita uma troca de conhecimento que nos faz enxergar o quanto estamos conseguindo abrir caminhos na área, principalmente em sujeitos afásicos, surdos ou com Síndrome de Down”, comentou a aluna.