Iniciando as atividades de 2018, a coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) da Uesb realizou, ao longo desta semana, três reuniões nos campi – nos dias 29, 30 e 31 de agosto, respectivamente, em Vitória da Conquista, Itapetinga e Jequié. O intuito foi fazer uma aula inaugural com alunos, docentes das licenciaturas e docentes supervisores das escolas municipais e estaduais para falar sobre o Programa e discutir as mudanças do edital deste ano, sob a responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Maria Vitória da Silva, coordenadora do Pibid no campus de Itapetinga, explicou que esse momento marca o início das atividades do programa em 2018: “a partir da próxima semana, os professores já se reunirão com os alunos para que sejam iniciadas as atividades nas escolas”. Ela ainda afirmou que esses encontros são importantes para que os alunos conheçam a unidade gestora e os coordenadores que estarão acompanhando eles ao longo do ano. “Em Itapetinga, temos dois núcleos: o de Pedagogia e outro, multidisciplinar, de Biologia e Química”, contou Silva.
Para o pró-reitor de Graduação, professor Reginaldo Pereira, “o Pibid constitui-se em uma experiência pedagógica que permite ampliar a relação da Uesb com a educação básica, bem como oportuniza a qualificação da formação inicial na docência dos nos nossos discentes das licenciaturas”.
O Pibid é um programa de iniciação e fortalecimento da docência para alunos das licenciaturas. Segundo Maria Vitória da Silva, diferentemente dos anos anteriores, o edital deste ano restringiu a participação: “somente discentes do primeiro semestre até a metade do curso podem participar”, comentou a coordenadora. O programa concede bolsas aos participantes e possibilita o desenvolvimento de projetos que promovam a inserção no contexto das escolas públicas, desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas, sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
Daelcio Mendonça, docente vinculado ao Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) e coordenador do núcleo de Pedagogia, afirmou que o Pibid tem possibilitado a inclusão de alunos dos cursos de licenciatura para que eles tenham vivências práticas. “Nesse edital, aqui no curso de Pedagogia, temos 24 discentes bolsistas e seis voluntários, além dos suplentes”, disse Mendonça. Segundo o docente, essa aproximação com o contexto escolar permite que os estudantes desenvolvam metodologias e estratégias na articulação para um ensino/aprendizagem de qualidade.