A Secretaria de Cursos é o setor da Uesb responsável por diversos processos essenciais no percurso acadêmico do estudante. Ela tem como objetivo intermediar as questões burocráticas que existem entre a Universidade e os alunos, facilitando as tarefas que precisam ser desenvolvidas durante o período universitário, como coordenação, orientação, supervisão, controle e registro de atividades.
Um dos serviços oferecidos pela Secretaria é, na hora de ingressar na Universidade, a realização da primeira matrícula com as disciplinas a serem cursadas. Após isso, a cada início de semestre letivo, o estudante faz uma nova matrícula nas disciplinas que vão cursar durante o período, pelo Portal Sagres Uesb, submetido à Secretaria.
Outras atividades realizadas são dispensa de disciplinas, antecipação de colação de grau, aproveitamento de estudos, mudança de campus, mobilidade estudantil, período letivo especial, entre outras tarefas. Ao final do curso, o estudante também solicita a colação de grau e o diploma do curso nesse setor.
Estrutura – A Secretaria compreende uma direção geral, situada no campus de Vitória da Conquista, que é a Secretaria Geral de Cursos (SGC). Outras duas Subgerências Setoriais estão instaladas nos campi de Itapetinga e Jequié. Dentro dessa estrutura, também existem as coordenações que compõem o setor, que são a Coordenação de Matrículas, de Registro e Controle de Discentes, de Pós-Graduação, de Expediente e Protocolo, bem como os Setores de Diários de Classe, de Arquivo e de Estatística.
Para mais informações ou em caso de dúvidas, acesse o site da Secretaria de Cursos ou entre em contato com o setor nos três campi: ssc-it@uesb.edu.br ou (77) 3261-8612, em Itapetinga; ssc-jq@uesb.edu.br ou (73) 3528-9654, em Jequié; e sgc@uesb.edu.br ou (77) 3424-8661, em Vitória da Conquista.