O Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas) é o espaço da Universidade que desempenha um papel fundamental na formação de profissionais de Saúde e no atendimento aos pacientes da região. Em atividade desde 2000, ainda com o nome de Núcleo de Saúde e Bem-Estar (Nusbe), e conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Ceuas presta serviços, de maneira gratuita, a nível ambulatorial, terapêutico e diagnóstico.
No espaço, são encontradas especialidades médicas como Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Enfermagem, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Nutrição, Obstetrícia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psicologia, entre outras. Além disso, são realizados exames como ecocardiograma, ultrassonografia, teste ergométrico, eletrocardiograma, mapa e Holter.
Os atendimentos do Ceuas são feitos por estudantes dos cursos de Medicina e Psicologia da Uesb, em parceria com o curso de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Todos eles com atuação supervisionada por médicos e professores.
Como agendar – Com funcionamento no campus de Vitória da Conquista, de segunda à sexta-feira, das 7 às 18 horas, o Ceuas está disponível para a comunidade acadêmica e externa, desde que haja um agendamento prévio. Os funcionários da Uesb podem agendar consultar e/ou exames no Núcleo de Atenção Integral ao Servidor (Nais).
Já para pessoas que não possuem vínculo com a Uesb, o agendamento de consultas e exames é realizado pela Central de Regulação de Procedimentos e Exames Especializados de Vitória da Conquista. Para a marcação do retorno, o contato é feito com o próprio Ceuas, pelo telefone (77) 3424-8689, sempre na última semana de cada mês.
Referência – Em 2017, o Ceuas passou a contar com o projeto HealthRise Brasil, programa que visa contribuir com o objetivo da Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa foi incorporada no Centro de Diagnóstico em Doenças Cardiovasculares, com aquisição de diversos equipamentos capazes de atender a população de forma ainda mais eficaz.