Assessoria de Comunicação da UESB - tel:77 3424.8645

A oportunidade de seguir a carreira acadêmica, com o ingresso em cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, é sinônimo de sonho realizado para profissionais de diversas áreas. Contudo, enquanto dedicam seu tempo a aulas, pesquisa e à produção de conhecimento que faz a diferença na sociedade, muitos pós-graduandos têm a saúde mental afetada.
Prazos e cobranças de produtividade, obstáculos financeiros, dificuldades em conciliar os estudos com demandas da vida pessoal, além de impasses na condução de relações interpessoais durante o curso são fatores que podem acarretar algum nível de sofrimento psíquico.
Doutoranda em Enfermagem e Saúde na Uesb, campus Jequié, Thainan Alves Silva conta que alguns dos seus maiores desafios durante a pós-graduação têm sido equilibrar as suas próprias expectativas e do Programa ao qual está vinculada, além de lidar com os prazos e conciliar o curso com outras atividades da vida adulta. “Surge um sentimento silencioso de que eu deveria estar produzindo mais, publicando mais, avançando mais, me cuidando mais, estando mais presente na vida da minha família e amigos. Isso tudo me atravessa”, relata.
Thainan escolheu como tema para sua pesquisa o cuidado em saúde mental no contexto do alcoolismo, objeto de estudo que, para ela, também representa um desafio do ponto de vista emocional. “Utilizei Rodas de Terapia Comunitária para produção das descrições vivenciais do meu estudo e saía desses encontros sentindo um turbilhão de sentimentos que não conseguia simplesmente desligar quando chegava em casa, eram muitos relatos marcantes”, menciona.

Como evitar o esgotamento mental durante a pós-graduação? De acordo com o professor do curso de Psicologia da Uesb e coordenador do grupo de pesquisa Observatório Psicologia e Desenvolvimento Humano (OPDH), Pablo Jacinto, o desgaste mental pode ser agravado quando o pós-graduando não consegue estabelecer estratégias de mitigação dos processos envolvidos no trabalho acadêmico. “Quando a produtividade não tem um significado para aquela pessoa, quando está produzindo por produzir, a possibilidade de gerar sofrimento psíquico é ainda maior”, explica.
Para o pesquisador, medidas individuais são importantes para uma formação mais saudável do ponto de vista mental e emocional, mas também é necessário que a instituição construa uma política de cuidado e de promoção da saúde mental na pós-graduação.
“Pensando um pouco sobre questões individuais, o ideal é os estudantes articularem junto com os professores o estabelecimento de uma rotina, com prazos que sejam realmente possíveis de serem cumpridos, e buscar se cuidar para além da pós-graduação, de elementos como a vida afetiva e saúde física”, orienta.
Mas ele completa: um ambiente acolhedor também é fundamental para a manutenção da saúde mental. “A universidade precisa ter ferramentas e uma equipe técnica para trabalhar com esse cenário de maneira preventiva e de maneira interventiva quando for o caso”, ressalta o professor.
A experiência de Thainan Alves confirma a relevância dessas estratégias. Segundo a estudante, três pilares têm sido fundamentais para lidar com o estresse, ansiedade e autocobrança durante a pós-graduação: apoio da família e amigos, orientação e coletividade acadêmica. “Quando há abertura, acolhimento e colaboração, como a experiência que tenho vivido com minha orientadora e meu grupo de pesquisa, a jornada fica mais leve”, afirma.
Ela destaca, por fim, que a adoção de hábitos mais saudáveis, se permitir desacelerar nos dias em que a mente não acompanha e investir tempo em atividades fora do ambiente acadêmico a ajudam a enxergar a pesquisa como um processo e não uma corrida.
Atualmente, a Uesb oferece o Serviço de Apoio Psicológico aos estudantes. O serviço visa auxiliar no enfrentamento de dificuldades emocionais, acadêmicas e pessoais que podem impactar no bem-estar e no percurso acadêmico. Para agendar um atendimento, é necessário enviar um e-mail para proapa.psicologia@uesb.edu.br ou comparecer pessoalmente nas Coordenações de Acesso, Permanência e Ações Afirmativas (Coapa) dos três campi.
Confira outros conteúdos científicos no site do “Ciência na Uesb”