No dia 19 de setembro, o campus da Uesb, em Itapetinga, será palco de uma homenagem aos povos originários do Médio Sudoeste da Bahia. Na ocasião, haverá também a entrega simbólica do mural em memória a Nêga Pataxó, pintado pelo artista Nycolas Robert.
A atividade tem como objetivo promover um momento de diálogo e reflexão entre povos indígenas, comunidade acadêmica, estudantes do ensino médio e sociedade em geral. A proposta é discutir as lutas, resistências e a vida dos povos originários da região, do passado até o presente.
A programação terá início às 13 horas, com uma apresentação cultural, seguida por uma roda de conversa com o tema “Arte, educação, povos indígenas e a luta pela vida”. Na oportunidade, será entregue uma obra de arte na área externa da biblioteca, em homenagem à Pajé Maria de Fátima Muniz de Andrade, conhecida como Nêga Pataxó Hahahãe Tupinambá, da Comunidade Indígena Catarina Caramuru Paraguaçu, em Pau Brasil.
A participação é aberta ao público e não exige inscrição prévia. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: leticia.fernandes@uesb.edu.br.