O Programa de Assistência Estudantil (Prae), no campus de Itapetinga, promoveu nessa segunda, 20, evento de integração para a comunidade acadêmica. O objetivo foi, além de entregar as bicicletas para os habilitados ao Programa, interagir com atividades esportivas e culturais. Fizeram parte da programação aulas de muay thai, zumba, jiu-jitsu, capoeira e slackline – esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos.
Tatyana Aquino, subgerente de Assuntos e Assistência estudantil do Prae, explica que, inicialmente, o evento foi pensado para entregar as bicicletas aos estudantes, mas os organizadores resolveram ampliar os objetivos iniciais. “Além de facilitar o deslocamento, andar de bicicleta também é uma atividade física”, afirma Aquino. Por isso, a escolha de integrar pensando na saúde e no bem-estar.
A pedagoga do Programa, Fernanda Melo Lima, salienta que as atividades auxiliam no movimento do corpo e da mente: “esse momento cultural é importante para promover a atividade física e socializar”, diz. Marinalva Pereira, assistente social do Prae, lembra que o planejamento do Programa foi pensando em gerar saúde e uma rotina saudável para a comunidade acadêmica.
O Prae, além de conceder equipamentos e benefícios para os discentes em situação de vulnerabilidade social, também realiza ações permanentes de integração com os alunos e com a comunidade acadêmica.