“Da pré-produção à telereportagem” foi tema de palestra realizada pelo curso de Comunicação Social e Jornalismo nesta segunda, 3. Alunos do terceiro ao sétimo semestre puderam vivenciar a experiência realizada pelo jornalista e palestrante Judson Almeida, que atua na TV Sudoeste, em Vitória da Conquista.
A atividade teve como objetivo conectar as práticas atuais do telejornalismo com o que vem sendo trabalhado na disciplina. Segundo o professor e organizador da atividade, Danilo Duarte, em essência, essa é uma oportunidade para os alunos questionarem o funcionamento da prática, visto que a universidade permite essa formação mais crítica. “Existe uma preocupação em fazer essa ponte entre o mercado e a academia, para que, quando o aluno vá atuar, ele não esteja desconectado com o mercado local ou global na produção do telejornalismo. Então, trazendo uma pessoa com experiência, é possível promover um amadurecimento desse saber jornalístico”, defendeu Duarte.
O palestrante destacou a importância dessa aproximação entre aluno e mercado. Segundo ele, uma nova forma de fazer telejornalismo está se revelando com o objetivo de aproximar o jornalismo da comunidade, por meio de uma linguagem mais leve. “Essas novas tendências de linguagens e abordagens, com uma linguagem mais solta, mais próxima do telespectador, têm o objetivo de estar mais perto da comunidade, se comunicando melhor com ela”, disse.
É dessa forma que a aluna Fabiane Amorim, do quinto semestre, enxerga. “Acho importante essa palestra, nesse momento, porque vai nos ajudar no desenvolvimento da disciplina. É bom sabermos o que um profissional mais experiente está vivenciado na prática para contribuir com nosso conhecimento”, pontuou.
O evento aconteceu no Salão do Júri, campus de Vitória da Conquista, e contou com a parceria da TV Sudoeste.