O Ministério da Educação (MEC) publicou na última sexta-feira, 25, uma portaria que designa o professor Robério Rodrigues Silva, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uesb, como integrante do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O Conselho é composto por integrantes que atuam em diversas áreas e instituições ligadas ao ensino e à pesquisa, além de representantes da sociedade civil, do setor empresarial e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), que é, atualmente, presidido por Rodrigues. “O Foprop possui assentos em dois Conselhos da Capes, o Conselho Técnico Científico e o Conselho Superior. Então, normalmente, o Fórum indica, como fez agora, o presidente para compor os dois Conselhos”, explicou o docente, que é egresso do curso de graduação e, também, do Mestrado em Zootecnia da Uesb.
Compete ao colegiado deliberativo da Capes, dentre outras finalidades, estabelecer prioridades e linhas orientadoras das atividades da entidade, a partir de proposta apresentada pelo presidente do órgão; apreciar a proposta do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) para então encaminhar ao MEC e apreciar critérios, prioridades e procedimentos para a concessão de bolsas de estudo e auxílios.
Para Rodrigues, a participação do Foprop no Conselho da Capes é de fundamental importância, visto que o Fórum é uma entidade que representa os interesses de mais de 260 instituições de Ensino Superior e pesquisa federais, estaduais, municipais, comunitárias e privadas no Brasil. “[Quem] executa, de fato, as políticas de pós-graduação são as instituições. Então, as instituições estarem representadas nesses Conselhos nada mais é que um reconhecimento por aquele ente, aquele ator da sociedade, que executa as políticas de pós-graduação e pesquisa”, frisou o docente.
A expectativa é exercer a função voltada para os interesses da pós-graduação e instituições de todas as regiões e segmentos do Brasil que são representadas pelo Foprop. “É uma responsabilidade grande que nós encaramos com muita humildade e responsabilidade, sempre a exercendo de forma participativa. Eu tenho atuado nos dois Conselhos da Capes de forma interativa com os meus pares do diretório nacional do Fórum”, pontuou Rodrigues.
Além dos Conselhos Técnico Científico e Superior da Capes, Robério Rodrigues também atua no Conselho Diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e no Conselho Técnico Científico do Instituto Nacional do Semiárido.