A extensão é um dos tripés que dá sentido à existência de uma universidade. Ela aproxima a comunidade acadêmica da sociedade local e regional, promovendo a socialização e a troca de conhecimentos. Um exemplo disso foi o que aconteceu na última sexta, 10, na cidade de Presidente Jânio Quadros, em mais uma ação extensionista da Uesb. Por meio do projeto Procriar, que há 21 anos atua na região Sudoeste, foi realizada a palestra “Ações para o fortalecimento da Caprino-Ovinocultura no município de Presidente Jânio Quadros”, conduzida pelo coordenador do Procriar, professor Jurandir Cruz, do Departamento de Fitotecnia e Zootecnia (DFZ). Além dos pequenos produtores rurais, participaram do evento profissionais de instituições ligadas ao empreendedorismo e à agricultura familiar, estudantes do curso de Agronomia da Universidade, professores da Instituição e o reitor, professor Luiz Otávio de Magalhães.
“Embora a gente possa atender qualquer produtor, indistintamente, o foco do Procriar é a agricultura familiar. A gente identifica os municípios que têm aptidão para trabalhar com a caprinovinocultura e busca formar parceria através das prefeituras”, explicou Cruz. Segundo o docente, a intenção da Universidade é beneficiar o maior número possível de produtores. “Estamos tentando fazer com que as informações que conseguimos gerar através da nossa pesquisa, do nosso tempo trabalhado com a cultura, esteja à disposição dos produtores rurais e, dessa forma, eles possam melhorar o seu sistema de produção e desenvolver uma sustentabilidade”, argumentou.
Merenda escolar – Após a palestra, os participantes foram convidados a degustar alimentos produzidos com a carne de caprino, preparados pelo zootecnista e chefe de cozinha, Anderson Rocha, um parceiro da ação. Rocha realizou um curso voltado a nutricionistas e merendeiras do município, para o preparo de alimentos que serão introduzidos no cardápio da merenda escolar. Ao todo mais de 2.400 estudantes serão beneficiados. Além de enriquecer o cardápio, a iniciativa busca melhorar a renda dos pequenos produtores e potencializar economia do município.
O prefeito Alex da Silva, conhecido por Léo Gambá, agradeceu a Uesb e a equipe de trabalho que tem disponibilizado o conhecimento. Segundo Silva, a parceria é muito importante: “O nosso município já tem o potencial na área e o Programa Procriar veio para melhorar a genética, melhorar a produção desse pessoal que está aqui tão desassistido. Eu tenho certeza que essa parceria vai gerar muitos bons frutos e os nossos produtores vão poder produzir com qualidade melhor e, quem sabe, ganhando dinheiro com isso”, avaliou.
Edmar Dutra, 43 anos, pequeno criador inscrito no projeto, está animado com as atividades. “A visita do professor Jurandir foi importantíssima. Ele deu o resultado dos exames do nosso rebanho e eu fiquei muito feliz. Não deu problema nenhum nos cabritos. Ele falou uma coisa importante: a gente vai vender pra quem? Foi uma notícia boa a parceria com a prefeitura, vender pra merenda escolar”, afirmou Dutra.
Para o reitor, professor Luiz Otávio de Magalhães, a ação envolve a prestação de serviços à comunidade, refletindo o papel essencial da Universidade, que é a produção de um conhecimento voltado para a melhoria das condições de vida das pessoas, para o impacto positivo na vida econômica, social e cultura. “É um projeto que visa reverter ganhos, não apenas financeiros, ou seja, colocamos à disposição dos pequenos produtores todo o nosso equipamento de pessoal, de laboratórios para vários tipos de exames, para melhoramento, para que esses produtores tenham um produto melhor, de qualidade, para venda no mercado”, ressaltou o gestor.
O Projeto Procriar é voltado à assistência de pequenos criadores de caprinos e ovinos, disponibilizando orientação técnica e informações como melhoramento genético, sanidade e alimentação dos animais. O projeto continua ampliando suas ações, neste ano, além da cidade de Presidente Jânio Quadros, fez parcerias com os municípios de Tremedal e Belo Campo, capacitando os criadores para melhor desenvolverem suas atividades. Segundo a coordenação, outros municípios também manifestaram interesse em receber o atendimento do Projeto.
Para obter mais informações, entre em contato com o Procriar pelo telefone (77) 3424-8627.