Formar agentes comunitários rurais (ACRs) é mais uma das propostas de trabalho que o Programa de Apoio à Caprinovinocultura (Procriar) está desenvolvendo. Em parceria com os municípios de Belo Campo, Presidente Jânio Quadros e Tremedal, está sendo realizado, até o dia 31 de agosto, um curso de formação envolvendo jovens agricultores dessas localidades.
Durante a atividade, os participantes aprendem técnicas que auxiliam na alimentação dos animais, como o manejo do solo, a fertilidade, o cultivo de palmas. Além disso, no curso de formação, os futuros agentes entendem como lidar com os animais sob aspectos veterinários, como doenças, vacinas, manejos de macho e fêmea.
Para o professor da Departamento de Fitotecnia e Zootecnia (DFZ) e coordenador do Procriar, Jurandir Cruz, esses jovens são o elo mais próximo entre o projeto Procriar e as comunidades. “Nesse momento, eles estão sendo capacitados para desempenhar esse papel de agente comunitário rural, onde ele vai levar essas informações que são geradas na Universidade, colocando à disposição do produtor rural de dentro da sua comunidade”, defendeu.
É dessa forma que o jovem Rony Farias, de 21 anos, agricultor de Jânio Quadros, enxerga sua participação na atividade de extensão. “Quero aprender bastante porque quero melhorar o rebanho, tanto na qualidade, quanto na genética e alimentação”, disse.
O instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o agrônomo Fábio Martins, pontuou a relevância dessa ação na comunidade rural. “A informação técnica de uma instituição de ensino está sendo levada para o produtor de forma profissional e não na forma de amadorismo. Assim, esses agricultores vão disseminar esses conhecimentos para outros agricultores. Com isso, a caprinovinocultura só tende a alavancar nos municípios”, opinou.
A atividade ocorre no Setor de Caprinovinocultura, campus de Vitória da Conquista, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (77) 3424-8625.