Políticas públicas, gestão e práxis educacional estão em pauta no campus de Vitória da Conquista. Estão acontecendo, até a próxima sexta, 31, a 7ª edição nacional e a 3ª internacional do Seminário Gepráxis, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGed).
“A proposta do evento cabe bem no momento político em que nós vivemos, porque nos coloca o desafio de comunicar para a sociedade o que a ciência produz e, principalmente, fazer com que esse conhecimento científico, que é feito dentro da pós-graduação, se aproxime cada vez mais da população, como parte do seu processo de responsabilidade social”, analisou a professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fabiane Garcia. Foi com a sua conferência “Produção científica e inserção social: o papel da pós-graduação” que o Gepráxis teve início, na noite dessa terça, 28.
Para a professora, “não há uma produção científica separada da sociedade, não há uma ciência que se produza senão para essa sociedade, com essa sociedade”. Segundo ela, o processo de avaliação da pós-graduação, vinculado à produção científica de artigos e de livros, como um elemento de qualidade, resultou em um afastamento dessa premissa. “De certo modo, [essa forma de avaliar] se distanciou da população a tal ponto de nós termos hoje um governo que coloca a universidade, a ciência e a cultura como se fossem elementos opostos aos interesses do povo, como se não fossem o próprio interesse do povo”, explicou.
Nesse sentido, a docente defende o diálogo entre universidade e sociedade, com o objetivo de partilha, em momentos como o Gepráxis. “Nós não estamos de costas, nós não estamos acima, mas nós estamos, de fato, voltados para essa sociedade, nós fazemos parte dela, somos também os responsáveis por pensar essa sociedade, o seu futuro, aquilo que de melhor a gente possa imaginar em termos de progresso, de ciência e de desenvolvimento social”, sublinhou a professora.
Consolidação nacional e internacional – Marcado por uma procura expressiva de pesquisadores com interesse na publicação dos seus trabalhos, estão presentes no Gepráxis discussões das mais diversas áreas do conhecimento, tanto do Brasil quanto de países como Espanha, Inglaterra, Portugal, Uruguai e Venezuela. “O Seminário já tem uma maturidade e tem a importância de agregar, para que possamos consolidar as experiências de pesquisa que já temos feito e as experiências que nós temos em condição de desenvolver com outros colegas pesquisadores”, contou o professor Claudio Pinto Nunes, coordenador do PPGed.
Nesse cenário, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Robério Silva, destacou a necessidade de se pensar a pós-graduação como um projeto de desenvolvimento da nação e reforçou a importância da relação entre educação e ciência. “Quando você associa educação com ciência, você começa a ampliar os horizontes e as possibilidades de atuação desse processo. A educação científica, além de promover a emancipação do ser humano, é capaz de ser um vetor de transformação da sociedade como um todo”, concluiu.