O advogado e professor da Uesb, Ruy Medeiros, recebeu, nessa quarta, 24, a Comenda da Cidadania Desembargador Jatahy Fonseca, outorgada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Em evento virtual, o TRE homenageou 38 personalidades, entre autoridades, servidores e profissionais, que se destacam na defesa da cidadania e na prestação de serviços à comunidade baiana.
Com experiências na sala de aula desde a década de 1970, quando lecionou no antigo Ensino Ginasial e também no Ensino Médio, o professor Ruy Medeiros ministrou aulas nos primeiros anos da Uesb e retornou definitivamente para a Instituição no início do curso de Direito, em 1999. Já no exercício da carreira jurídica de quase 50 anos, o advogado integrou a primeira Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Bahia, além de presidir a subseção de Vitória da Conquista e chegar a ocupar as cadeiras de conselheiro estadual e federal da Ordem.
O nome do advogado e professor Ruy Medeiros figurou na lista que incluiu também autoridades como do ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, e do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes. De acordo com o desembargador Jatahy Junior, presidente do TRE Bahia, que presidiu a cerimônia, a oportunidade reuniu uma parcela significativa de pessoas que foram importantes para que o Tribunal alcançasse resultados positivos.
“É com o sentimento de gratidão, com a palavra de agradecimento, que a Justiça Eleitoral da Bahia realiza essa homenagem a pessoas que, desempenhando seus papéis, foram importantes para a sociedade”, cumprimentou o presidente do TRE durante a transmissão.
Ao todo, 38 personalidades foram homenageadas pelo TRE-BA
Outras homenagens – A medalha representativa da Comenda leva o nome do desembargador que criou a primeira ouvidoria em órgãos públicos no Brasil, em 1994. Assim, a cerimônia marcou a história do TRE com aqueles que contribuíram para ações ligadas às Ciências Jurídicas, em especial ao direito eleitoral e à cidadania.
O reconhecimento das suas contribuições em favor da coletividade é, para Ruy Medeiros, consequência da sua militância, antes mesmo de ser advogado, no movimento estudantil, especialmente na contestação ao regime militar. “Eu sempre entendi que a militância é parte da vida”, conta o professor. “O envolvimento e engajamento em movimentos sociais, na luta pelos direitos, fez com que o meu nome aparecesse nesse cenário”, continua.
Não é a primeira vez que o professor Ruy Medeiros é homenageado. Além do Centro Acadêmico do curso de Direito da Uesb levar o seu nome, a Subseção da OAB de Vitória da Conquista lançou, em 2018, o Prêmio Ruy Medeiros de Direito Público. Com suas lições ultrapassando as paredes das salas de aula, o professor Ruy Medeiros é uma referência na defesa do diálogo e da democracia.
“O debate e a divergência são necessárias, e nós temos que encontrar caminhos, especialmente nessa fase tão difícil que estamos vivendo, em que ideias obscurantistas começam a escurecer os horizontes do mundo e isso coincide com a pandemia de Covid-19”, contextualizou o homenageado.