O professor Jonson Ney Dias da Silva, do curso de Licenciatura em Matemática, está entre os três ganhadores da 15ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques com a experiência formativa Literatura de Cordel na aula de Matemática na Educação de Pessoas Jovens Adultas e Idosas (EPJAI). O prêmio busca apreciar e reconhecer as propostas realizadas por professores de cursos de Licenciatura e contou com inscrições de docentes de todo país.
O evento, organizado pelo Fundação Carlos Chagas (FCC), bonifica cada um dos vencedores com uma quantia de R$30 mil, diploma e troféu que serão entregues, no dia 28 de novembro, em cerimônia on-line. “Esse prêmio fortalece e reconhece o trabalho que desenvolvemos dentro da universidade no âmbito coletivo como a extensão do ensino superior. A partir desse projeto conseguimos relacionar o texto de cordel com aula de matemática e mostrar para os futuros educadores como a matemática pode ser trabalhada de forma interdisciplinar com jovens, adultos e idosos” disse o professor Jonson.
Apoiar e valorizar o compromisso de projetos de extensão é fundamental, pois trabalhar de forma interdisciplinar é estimular outras áreas do conhecimento. A Uesb oferece projetos de extensão em sete áreas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.
O projeto de extensão durante o mestrado possibilita que aqueles que trabalham com a formação de professores possam se inspirar nas oportunidades que a universidade oferece para expandir conhecimentos. “Esse projeto tem cinco anos e muitos estudantes participantes já se formaram, passaram em concursos e foram lecionar na modalidade do Ensino de Jovens e Adultos (EJA)” conta o vencedor do prêmio.
Sobre o prêmio – O Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é uma iniciativa da Fundação Carlos Chagas (FCC), que possui o objetivo de valorizar o professor formador de cursos de licenciatura e divulgar experiências formativas que contribuam para aprendizagem da docência do futuro professor da educação básica. O prêmio contempla três experiências formativas anualmente.