O professor Ronaldo Vasconcelos, coordenador do Laboratório Experimental de Avicultura (Labeav), campus de Itapetinga, foi homenageado com o prêmio Laura de Sanctis durante a 9ª edição do Seminário Nacional de Ciências e Tecnologia em Cunicultura (Senacitec), realizada entre os dias 15 e 17 de agosto na Universidade Federal de Sergipe (UFS). A premiação, concedida pela Associação Científica Brasileira de Cunicultura (ACBC), reconhece profissionais ou pesquisadores que se destacam e contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da área.
O pesquisador trabalha com conservação de genética há mais de 20 anos e o material genético desenvolvido no Labeav já foi distribuído para diversos municípios da Bahia, Sergipe e Alagoas. Sobre o prêmio, ele ressalta que o reconhecimento pessoal reflete também a instituição: “O prêmio é em meu nome, mas, na verdade, é da Uesb. Tudo o que faço é dentro da Universidade, e nosso trabalho enriquece o curso de Zootecnia, ampliando as áreas de produção. Esse reconhecimento reforça a qualidade do curso e mostra o desempenho do nosso trabalho”, explica.
Ronaldo relembra que atua na área desde a década de 1980, ainda antes da formação em Zootecnia, e manteve o trabalho em cunicultura ao longo de sua carreira. “Aqui na Uesb o laboratório não é grande, mas é muito bem estruturado, com material de altíssima qualidade”, destaca.
Ao comentar sobre a premiação, o professor acrescenta que “normalmente, essas pessoas já são consideradas referências na cunicultura do Brasil. Eu realmente não esperava, foi uma surpresa receber o Prêmio Laura de Sanctis. Esse ano não foi só eu, teve uma professora também do Rio Grande do Sul. Então esse ano o prêmio foi duplo”, comenta o professor Ronaldo.